Quando se muda para uma nova casa ou apartamento, uma das primeiras coisas que deve fazer é verificar onde estão todas as tomadas. Isso ajudá-lo-á a saber onde é melhor colocar o seu televisor e outros aparelhos. No entanto, é possível que ainda lhe faltem alguns locais para ligar os aparelhos electrónicos, o que exigirá alguns cabos de extensão cuidadosamente colocados. Mas atenção para não cometer estes erros com as extensões elétricas.
Não sobrecarregue a sua extensão eléctrica
Uma tomada serve apenas para uma coisa. Com uma extensão, pode, teoricamente, ligar até seis ou oito. No entanto, o facto de uma extensão ter muito mais tomadas não significa que precise (ou deva) utilizá-las todas.
Os cabos de extensão vêm com amperagens específicas (A) que indicam a quantidade de energia que podem suportar. Normalmente, encontra esta informação na etiqueta que acompanha a extensão quando a compra, ou na própria extensão. Muitos cabos modernos estão classificados para 13A, mas se estiver a utilizar um cabo mais antigo verifique novamente – poderá suportar apenas 10A ou menos.
Um cabo de 13A é geralmente bom se só quiser ligar um conjunto de dispositivos mais pequenos, como relógios e candeeiros. Mas se ainda estiver a utilizar ferramentas eléctricas com fio, terá de ter mais cuidado. Ferramentas de grande capacidade, como serras de mesa, rebarbadoras e lixadeiras, não devem ser ligadas a extensões. Estas devem ser sempre ligadas diretamente a uma tomada de parede.
Esta regra de não ligar extensões tem essencialmente a ver com evitar a sobrecarga.
Veja se não está danificada
Esta dica é principalmente para quando tira uma extensão do armário depois de não a ter utilizado durante algum tempo. Recomenda-se que a inspeccione cuidadosamente para garantir que não há sinais de danos, como desgaste. Também precisa de ter cuidado se o cabo se molhou em algum momento, como se o guardou numa garagem que se inundou em algum momento. Nestes casos, é melhor simplesmente deitar fora o cabo, porque algo pode facilmente correr mal com a cablagem interna.
No caso de precisar de guardar uma extensão durante algum tempo, deve dedicar algum tempo a guardá-la corretamente. Não o atire para uma caixa com um monte de outros cabos, fichas e pilhas aleatórios.
Não se esqueça de verificar se o cabo é para uso interior ou exterior. É um dos erros com as extensões elétricas!
Existem extensões interiores e exteriores, e deve certificar-se de que adquire a extensão correta para o local onde será mais utilizada. Isto deve-se ao facto de os cabos para interiores não serem concebidos para resistir aos elementos. Os cabos exteriores são mais resistentes; por vezes, podem resistir à passagem por cima deles e a alguns detritos.
É fundamental saber como escolher a extensão eléctrica certa para as suas necessidades, e a melhor forma de o fazer é ler a etiqueta para ver qual a classificação que tem. As etiquetas dos cabos de extensão têm várias designações para indicar como devem ser utilizados. A letra “S” destina-se a ser utilizada em interiores, enquanto a letra “W” significa aplicações exteriores. Outras letras podem fornecer informações adicionais, como “T” que o informa que o cabo é feito de termoplástico de vinil, que é geralmente recomendado para o exterior, especialmente em estaleiros de construção, uma vez que pode suportar terrenos mais rochosos.
Entretanto, o “O” indica que o cabo é adequado para contacto com óleo. Isto significa que é melhor para garagens onde alguém possa trabalhar com carros.
Não ponha a sua extensão debaixo de um tapete
Ninguém quer um monte de cabos feios a correr pela sua casa. Numa tentativa de colocar o cabo fora da vista e da mente, alguns proprietários podem colocá-lo debaixo de um tapete para chegar à sua tomada, mas isso é um grande erro. Mesmo que não tenha ligado demasiados aparelhos, o cabo pode aquecer. Se estiver preso debaixo de um tapete, não há lugar para o calor se dispersar, o que aumenta o risco de incêndio. Mesmo ignorando o risco de incêndio, o fio continua a bater um pouco na alcatifa e pode fazer tropeçar alguém se não tiver cuidado. Pode até acabar por danificar o fio ao colocar acidentalmente móveis em cima dele.
Para quem não quer cabos a correr pelo chão, o melhor conselho é certificar-se de que ficam junto à parede. Um truque fácil para esconder os fios de um televisor montado é utilizar uma calha, que funciona como uma conduta para esconder os fios.
Não prenda a extensão com fita-cola
Quando se trata da segurança do cabo de extensão deve garantir que consegue dispersar adequadamente o calor. Não deve colocar nada sobre eles que o impeça, incluindo fita-cola. Quem não tiver clipes adesivos para cabos ou outra ferramenta aprovada pode pensar que pode simplesmente colar o cabo contra uma parede e que isso resolve o problema. A questão é que continua a impedir que o calor se dissipe corretamente.
Não utilize também agrafos ou pregos. O problema aqui é que podem cortar o cabo, levando-o a desfiar-se.
Não dobre ou enrole uma extensão em utilização
É compreensível que enrole o seu cabo de extensão quando não se está a utilizar para poupar espaço na arrumação. No entanto, quando vai ligá-lo à corrente, deve certificar-se de que o cabo não está apertado. Não deve dobrar ou enrolar o cabo enquanto se estiver a utilizar, mesmo que pense que isso o ajudará a poupar espaço, porque isso aumenta o risco de sobreaquecimento. Os fios no interior do cabo transportam correntes eléctricas significativas que precisam de dissipar o calor para que o cabo não fique demasiado quente. Se estiver apertado, todo esse calor fica preso, o que pode causar o desgaste do isolamento e potencialmente levar a um incêndio.
Assim tenha cuidado com estes erros com as extensões elétricas.