Uma das coisas mais irritantes na Internet é a mensagem de erro 404 que significa página não encontrada. A mensagem é um código de resposta padrão HTTP gerado quando um utilizador tenta seguir uma hiperligação quebrada ou morta. Esta explicação pode ser bastante direta, mas será que a história é mais complexa?
Atenção: foi assim que nasceu o erro 404 na Internet!
Segundo a lenda, a origem da mensagem de erro tem uma história muito interessante que remonta aos anos 80, quando um grupo de cientistas do CERN (Suíça) começou a trabalhar no que viria a ser a World Wide Web.
Para atingir este objetivo, os cientistas trabalharam para criar uma infraestrutura de bases de dados que oferecesse acesso aberto a dados em vários formatos.
A base de dados central da World Wide Web estava localizada num escritório no quarto andar de um edifício – sala 404, para ser exato.
Dentro do escritório, duas ou três pessoas tinham a tarefa de localizar manualmente os ficheiros solicitados e transferi-los através da rede para a pessoa que tinha feito o pedido.
Mas nem todos os pedidos podiam ser satisfeitos, devido a problemas como o facto de as pessoas introduzirem o nome errado do ficheiro.
Quando estes problemas se tornaram mais comuns, as pessoas que fizeram o pedido incorreto recebiam uma mensagem padrão: “Sala 404: ficheiro não encontrado”.
A tecnologia acabaria por permitir a automatização dos processos manuais, mas a mensagem de erro adotada para ser o código de resposta padrão HTTP manteria o número da sala.
Embora a legitimidade da história tenha sido fortemente debatida em fóruns por toda a Internet durante anos, uma coisa que se mantém verdadeira é o facto de os sites Web estarem agora a ficar bastante astutos com as mensagens “404: ficheiro não encontrado”.
Muitos deles até acabam por mostrar uma vertente mais cómica.
Já conhecia a origem do erro 404? Conte-nos tudo nos comentários.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!