EpocCam: a app que transforma o iPhone numa webcam

Existe uma aplicação na App Store da Apple que pode transformar o nosso iPhone numa webcam tanto para Mac como para Windows. A aplicação chama-se EpocCam e pertence a uma empresa chamada Elgato. Ora esta empresa estabeleceu recentemente uma parceria com a Snap e já estamos a ver os primeiros frutos. Dito isto, agora já temos suporte nativo para os famosos filtros de realidade aumentada do Snapchat que vão tornar as comunicações muito mais divertidas.

EpocCam: a app que transforma o iPhone numa webcam

A aplicação EpocCam é realmente interessante, sobretudo quando não temos nenhuma webcam à mão e precisamos realmente dela. Entretanto pode ser utilizada com as principais plataformas de comunicação como o Microsoft Teams, o Zoom ou outras. Utiliza a câmara do nosso smartphone para o efeito e pode disponibilizar uma qualidade de vídeo até 1080p.

EpocCam

É verdade que até já podíamos utilizar os filtros antes. No entanto tínhamos de recorrer a software adicional. Agora já não é preciso. Tudo está na app EpocCam. Entretanto é possível escolhermos até 15 efeitos diferentes. São exemplo disso, máscaras faciais, alterações no fundo e muito mais.

A EpocCam está disponível para ser descarregada de forma grátis para o iOS e tudo o que mencionámos acima está incluído.

No entanto há outras coisas que são pagas. São exemplo disso a utilização do microfone do iPhone. Essa função, por exemplo, só está disponível na versão Pro.

Entretanto, em breve, vão chegar novos filtros à EpocCam. Quem tem um sistema Android não tem esta app disponível. Dito isto, terá de usar o Droidcam.

Como transformar o smartphone Android numa webcam

A primeira coisa que terá de fazer é instalar a aplicação DroidCam que está disponível na Play Store. Para aceder clique aqui.

webcam smartphone

Depois o processo é simples. Comece por abrir a app que descarregou no seu smartphone. Depois deve carregar no botão próximo conforme revela a imagem abaixo.

webcam smartphone

Agora e para que seja possível que o smartphone envie imagem e áudio para o PC, tal e qual como se tratasse de uma webcam, necessita de dar duas autorizações. Portanto, tem de conceder autorização para o acesso à captura de fotografias e vídeo e depois de áudio.

webcam smartphone

Agora importa reter duas informações. Nomeadamente o Wifi IP e a DroidCam Port. Isto porque serão necessários para configurar na aplicação para PC.

EpocCam

Agora, no computador, terá de fazer download da aplicação aqui. Depois proceda à instalação da aplicação seguindo os passos que indicamos abaixo. Na primeira janela clique em Next.

Agora no ecrã relativo ao acordo de licenciamento que surge logo a seguir escolhe I Agree.

Agora terá de escolher o local onde pretende instalar esta aplicação. À partida não terá de mudar pasta nenhuma uma vez que já está configurado para ir para o sítio certo. Clique em Install.

Agora na janela que lhe pergunta se pretende instalar este software de dispositivo carregue em Instalar.

E pronto agora que chegámos a fase final da instalação clique em Finish.

EpocCam

Entretanto, a App será executada automaticamente.

Lembra-se dos dados que guardou à pouco? É isso mesmo que tem de preencher nos campos respetivos. Depois quando tiver tudo concluído clique em Start e já poderá usar o smartphone tal e qual como se fosse um webcam. Vai poder utilizá-lo tanto na telescola como em reuniões, usando o mais diverso tipo de aplicações.

EpocCam

Como vê é muito fácil utilizar o smartphone como uma webcam para o PC e que funciona realmente com tudo.

Neste exemplo utilizámos uma ligação Wifi. No entanto, também funciona com ligação por cabo. Outra questão. Para que isto funcione bem não se esqueça que tanto o smartphone como o computador devem estar ligados à mesma rede com fios. A aplicação de que falei acima é também compatível com tablets.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também