Desde que a Epic decidiu lançar a sua própria plataforma de jogos, de seu nome Epic Store. Que o objetivo tem sido atacar o mercado, ‘corrigindo’ algumas das coisas que a Steam poderia estar a fazer mal.
Uma delas, com a qual concordamos, é o aumento da percentagem de receitas, para quem realmente teve o trabalho de desenvolver o jogo! (88%)
No entanto, apesar de no inÃcio parecer que a Epic Games tinha boas intenções. A verdade, é que a maneira como as coisas têm sido feitas, não tem caÃdo bem com os jogadores…
Primordialmente, os acordos de exclusividade, onde temos de salientar o que aconteceu com Metro Exodus.
A Epic sabe que os jogadores estão no lado da Steam, por isso, está na hora de tentar limpar a sua imagem…
Assim, o CEO da Epic Games, veio a público afirmar que se a Steam também aumentar a percentagem para os 88%, então a empresa irá considerar desistir dos acordos de exclusividade.
Algo ‘anunciado’ por Tim Sweeney na sua conta pessoal no Twitter:
If Steam committed to a permanent 88% revenue share for all developers and publishers without major strings attached, Epic would hastily organize a retreat from exclusives (while honoring our partner commitments) and consider putting our own games on Steam.
— Tim Sweeney (@TimSweeneyEpic) April 25, 2019
Similarmente, o CEO ainda disse que se por ventura a Valve tomar essa decisão, irá ser um ‘momento glorioso’ na história do PC Gaming!
Such a move would be a glorious moment in the history of PC gaming, and would have a sweeping impact on other platforms for generations to come.
Then stores could go back to just being nice places to buy stuff, rather than the Game Developer IRS.
— Tim Sweeney (@TimSweeneyEpic) April 25, 2019
Aliás, Tim Sweeney até afirma que se a Valve aumentar a percentagem dos estúdios, então a Epic irá re-organizar a sua estratégia. ‘Fugindo’ dos exclusivos, e até pondo os seus próprios jogos na Steam.
Apesar de vários PC Gamers estarem no lado da Steam… Em boa verdade, a concorrência é sempre boa para os consumidores!
Ainda assim, é um pouco ridÃculo, o facto da Epic Games utilizar a ‘desculpa’ da percentagem, para justificar os seus exclusivos.
A Epic Store já tem The Division 2, Metro Exodus, Borderlands 3, Control, entre outros jogos de alto gabarito, de forma exclusiva. (A maioria exclusivos temporários) O que sem qualquer tipo de dúvida, dividiu o mundo dos PC Gamers! Com muitos a escolher o lado da Steam.
Isto, já para não falar que a Epic Games tem sido acusada de espiar os seus consumidores, através do cliente para PC. (Tim Sweeney já veio desmentir as alegações – Leia mais aqui.)
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!