(Ensaio) VW T-Roc R: Um SUV compacto com 300 cavalos!

HĂ¡ qualquer coisa como 1 ano atrĂ¡s, tivemos a oportunidade de experimentar o Golf R (VIII), um automĂ³vel que parece ser um simples Golf, que Ă© inegavelmente um dos carros mais banais das estradas Portugueses, nesta versĂ£o com vĂ¡rias surpresas escondidas, onde temos de salientar a motorizaĂ§Ă£o capaz de oferecer 320cv de potĂªncia.

Pois bem, a VW tentou repetir a brincadeira! Desta vez com um SUV compacto, o T-Roc. Se Ă© a mesma coisa? NĂ£o, nem por sombras. Se Ă© divertido? Sem dĂºvida!

(Ensaio) VW T-Roc R: Um SUV compacto com 300 cavalos!

Portanto, a Volkswagen decidiu ir contra aquilo que Ă© normal, e por isso investiu num SUV Compacto Desportivo, tendo como base o seu muito popular T-Roc. Desta forma, o T-Roc R aparece como um carro estranhamente apelativo, talvez atĂ© com a missĂ£o de elevar a fasquia dentro deste tĂ£o popular segmento.

Para isto, temos aqui um veĂ­culo baseado no motor 2.0 TSI com 300cv do grupo, e claro, o sistema de traĂ§Ă£o integral 4Motion. Componentes que podemos encontrar noutros veĂ­culos do grupo Volkswagen, mas que aparecem aqui com uma outra alma. Afinal, temos vĂ¡rias mudanças no T-Roc, de forma a melhorar a conduĂ§Ă£o, especialmente em curvas. (Altura ao solo rebaixada, suspensões mais firmes, chassis reforçado, etc…).

PorĂ©m, apesar de toda a tecnologia e inovaĂ§Ă£o, este T-Roc nĂ£o Ă©, nem nunca poderia ser um Golf R.

A conduĂ§Ă£o Ă© mais rija, a forma como o carro acelera Ă© diferente, e atĂ© a forma como o T-Roc se agarra ao asfalto em cada curva Ă© bastante diferente. Como desportivo, o Golf R Ă© superior, mas, e isto Ă© um grande MAS, apesar de todas as limitações do formato, o T-Roc nĂ£o fica muito atrĂ¡s.

Afinal, consegue imaginar ter um T-Roc no seu espelho a tentar ultrapassĂ¡-lo, e quando volta a olhar ele jĂ¡ nĂ£o estĂ¡ lĂ¡ porque jĂ¡ estĂ¡ Ă  sua frente? É mais ou menos isso. NĂ£o faz sentido, mas a coisa resulta!

É um Compacto veloz, capaz de impor respeito, muito graças Ă  sua caixa automĂ¡tica DSG de 7 velocidades (dupla embraiagem), que claro, Ă© acompanhada por um escape opcional Akrapovic, para aqueles “pops and bangs” sempre apetecĂ­veis.

Infelizmente, a bordo, o som Ă© um inegavelmente falso, e na minha opiniĂ£o exagerado. Tem piada no inĂ­cio, mas nĂ£o tem a mesma qualidade do sistema que podemos encontrar no Golf GTE. (Pode ouvir em baixo)

No campo do conforto, devido Ă  sua robustez, vai sentir cada lomba, ou qualquer detalhe das estradas mal mantidas em Portugal. Mas isso jĂ¡ seria de esperar num desportivo como este. Curiosamente, temos um modo ‘Offroad’ inteligente, e atĂ© um modo para ‘Peritos’. Mas, como deve imaginar, sendo um modelo desportivo, nĂ£o Ă© um automĂ³vel que fique muito feliz por andar no meio dos matos, pĂ¢ntanos, ou estradas geladas. É um automĂ³vel feito para o asfalto.

Consumos? Bem, Ă© um ‘R’! Por isso, se estiver a gastar menos de 8 ou 9L aos 100 quilĂ³metros algo nĂ£o estĂ¡ bem na sua conduĂ§Ă£o.

ConclusĂ£o

O T-Roc R começa nos 54 mil euros. Mas, como deve imaginar, com os muitos extras que pode escolher, este preço pode aumentar de forma um pouco assustadora. Mas, novamente, é um modelo R.

Se quer algo barato, pode olhar para os modelos base do T-Roc, que começam Ă  volta dos 25 mil euros. Aqui Ă© suposto ter algo que nĂ£o faz sentido, mas que lhe vai meter um sorriso no rosto. É um automĂ³vel que estĂ¡ longe de ser um Golf R, mas Ă© capaz de oferecer uma conduĂ§Ă£o divertida, entusiasmante, e talvez mais importante que tudo isso, Ă© capaz de passar confiança ao condutor (em qualquer tipo de estrada).

Siga a Leak no Google NotĂ­cias e no MSN Portugal.

Receba as notĂ­cias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grĂ¡tis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!
Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.
 
HĂ¡ qualquer coisa como 1 ano atrĂ¡s, tivemos a oportunidade de experimentar o Golf R (VIII), um automĂ³vel que parece ser um simples Golf, que Ă© inegavelmente um dos carros mais banais das estradas Portugueses, nesta versĂ£o com vĂ¡rias surpresas escondidas, onde temos de...(Ensaio) VW T-Roc R: Um SUV compacto com 300 cavalos!
Share to...