(Ensaio) VW Golf 1.0 TSI Sportline: Uma boa surpresa!

É inegável que o Volkswagen Golf é, e sempre será, um carro mítico, em qualquer geração, servindo como a bandeira do ‘hot-hatch’, ou do carro Alemão compacto, mas confiável, que o vai levar a si, e à sua família, para qualquer lado.

Dito isto, na sua nova geração (Golf VIII), o sucesso não tem sido muito similar ao passado, por um lado devido à forma como o mundo automóvel está mudar, e claro, por outro, porque a VW tem mudado bastante como marca, e o Golf é um perfeito exemplo disso mesmo.

Aliás, o facto de existir um modelo com a motorização 1.0 TSI de 110 cavalos, e simples 3 cilindros, com o nome ‘sport’ lá pelo meio, demonstra exatamente o que disse em cima. Ou seja, que a VW está a mudar, e por isso mesmo, o Golf está a mudar com ela.

Porém, apesar de ser uma alternativa automóvel estranha, é também uma que me foi capaz de conquistar, e que vai provavelmente ser um sucesso no mercado Nacional.

(Ensaio) VW Golf 1.0 TSI Sportline: Uma boa surpresa!

Design

Portanto, aqui não temos nada de novo, mas ao mesmo tempo, existem algumas diferenças face a muitos dos Golf 8 já nas estradas. Afinal de contas, a opção Sportline é na verdade muito próxima à gama de entrada ‘Life’.

Assim, estava à espera de um aspeto mais GTI, GTD ou GTE? Tire o cavalinho da chuva, o aspeto deste Golf é do mais base que há, com o automóvel a perder muitos dos extras visuais dos modelos mais apelativos, como é a linha central com iluminação LED na dianteira.

Ainda assim, temos um aspeto, na minha opinião, muito interessante, com uma frente moderna, e claro, muito Golf, enquanto a traseira apresenta um desenho com ângulos mais definidos, e menos arredondados, comparativamente ao que tivemos a oportunidade de ver em modelos mais antigos como o Golf 6 ou 7/7.5.

Entretanto, temos ainda jantes de liga leve de 17”, alguns toques desportivos no para-choques, entre outras coisas que podem passar despercebidas de forma isolada, mas que tudo junto, faz com que este Golf pareça ter um pouco mais poderio comparativamente à realidade.

Interior

Entretanto, no interior, temos tudo aquilo que já tínhamos visto nos passados ensaios, porém, com uma mudança muito interessante na minha opinião. É que o sistema de infotainment, apesar de continuar a ser baseado em botões touch, que pessoalmente abomino, está agora significativamente mais rápido e responsivo.

Dito isto, quanto ao espaço e qualidade dos materiais, está tudo muito em linha com aquilo que a VW costuma apresentar nesta gama automóvel, que define o mundo dos ‘Pequenos Familiares’, ou ‘Compactos do Dia-a-Dia’. É perfeitamente possível ir todos os dias para o emprego, e estar confortável. Ou ir de férias, para longe, e levar grande parte da sua casa às costas. (Temos 380 litros de espaço de arrumação na bagageira)

Equipamento

Disse em cima que esta é uma versão muito perto da ‘base’, e não menti. Além de alguns toques visuais na carroçaria, e a inclusão das jantes de liga leve um pouco mais desportivas, este Golf é mesmo o base dos bases. Porém, é um Golf, por isso, mesmo sendo base, temos sempre algumas coisinhas boas a acompanhá-lo.

Onde podemos incluir iluminação LED, Cruise Control Adaptativo, Sensores de Estacionamento à frente e atrás, Digital Cockpit Pro, Android Auto/Apple CarPlay sem fios, etc…

Condução e Consumos

Quando se fala de um motor 1.0, não é o dinamismo que nos vem à cabeça. Ainda assim, a verdade é que apesar de não ser um automóvel portentoso, o Golf 1.0 TSI revelou-se um ‘carrito’ bastante ágil, e alegre em estrada.

Aliás, se lhe der algum tempo, ele é bem capaz de esticar as suas pernas até uns incríveis 200 km/h. (Não digam a ninguém que testei isto!)

Mas o importante é mesmo o facto de se conseguir mexer, e bem, sem exagerar nos consumos. Aliás, segundo a VW, uma média normal neste automóvel, para 100 quilómetros percorridos, anda entre os 4 e os 4.5L. Nos meus 5 dias de teste, em que puxei bem por ele, bastante em autoestrada, terminei com uma média de 5.6L/100km. Nada mau!

Conclusão

Mesmo com um motor 1.0 TSI, um Golf é sempre um Golf. Este carro, apesar de parecer limitado logo à nascença, foi capaz de me meter um sorriso no rosto, com alguns rasgos de dinamismo, ao mesmo tempo que me ofereceu, sempre, viagens de qualidade, cheias de conforto. É difícil pedir mais.

Preço: ~28 mil euros

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também

É inegável que o Volkswagen Golf é, e sempre será, um carro mítico, em qualquer geração, servindo como a bandeira do 'hot-hatch', ou do carro Alemão compacto, mas confiável, que o vai levar a si, e à sua família, para qualquer lado. Dito isto, na...(Ensaio) VW Golf 1.0 TSI Sportline: Uma boa surpresa!