(Ensaio) Volvo EC40 Black Edition: Que máquina!

Volvo EC40? Parece um nome estranho não é verdade? E é! Porque este EC40 é, no fundo, o mesmo Volvo C40 que testámos (e adorámos) há alguns anos atrás.

Um automóvel que agora aparece com mais alguma atenção ao detalhe, naquilo que é uma edição especial “Black” curiosa, porque além de alguns detalhes interessantes, vem meter um holofote gigante em cima de um objetivo elétrico muito mais bem definido.

(Ensaio) Volvo EC40 Black Edition: Que máquina!

(Ensaio) Volvo C40: Um carro elétrico que derrete corações!

Portanto, meio em forma de celebração a todo o sucesso da Volvo nestes últimos anos, mas também de forma a clarificar a renovada estratégia 100% elétrica da fabricante que entrou em ação há qualquer coisa como há meio ano atrás, os Volvo EX40 e EC40, que eram os antigos XC40 Recharge e C40, ganharam uma edição especial em 2024.

Abram alas à Black Edition.

(ensaio) volvo ec40 black edition: que máquina! (ensaio) volvo ec40 black edition: que máquina!

O que muda? Temos como base o nível de equipamento Plus, que por sua vez já traz condução semiautónoma, porta de bagageira elétrica, cruise control adaptativo, etc… Ah, e claro, além disso, temos ainda uma pintura metalizada especial.

Vale ainda a pena salientar as jantes em liga leve de 20”, emblemas, barras de tejadilho, molduras de janela e grelha dianteira, tudo em preto brilhante para chamar a atenção de todas as pessoas que passam por si na rua.

(ensaio) volvo ec40 black edition: que máquina! (ensaio) volvo ec40 black edition: que máquina! (ensaio) volvo ec40 black edition: que máquina!

O que é interessante é, esta nova Black Edition está disponível em todas as motorizações elétricas da gama EC40, ou seja:

  • Single Motor,
  • Single Motor Extended Range
  • Twin Motor

O que por sua vez significa que também temos acesso ao pacote opcional Performance Software Pack, que leva a versão Twin Motor para os 442cv de potência, bem como uma nova calibração do acelerador para oferecer uma aceleração mais digna de um modo desportivo.

Quanto à autonomia, esta vai dos 478 km aos 544 km.

Uma autonomia que é de facto real, porque mesmo a “puxar”, os quilómetros que estiverem a ser apresentados no ecrã do painel do condutor, vão ser os quilómetros que você vai, de facto, fazer no dia-a-dia.

Entretanto, a autonomia varia, dependendo da motorização/bateria entre os 478 km e 544 km para o EC40. Mas, por falar em autonomia variável, que vai sempre depender o peso do seu pé, vale ainda a pena salientar que o modo One Pedal está cada vez melhor, permitindo uma condução fluída, mas ainda assim dinâmica, ao utilizar apenas o pedal do acelerador.

Aliás, até pode meter o seu Volvo EC40 a meter uma resistência extra no pedal quando está prestes a ultrapassar o limite de velocidade, o que vai garantir muita poupança de bateria, e claro, menos multas a chegar à sua caixa de correio.

Conclusão

Mais uma vez, como disse na análise original ao C40 em 2022, se tivesse a capacidade de ter um automóvel 100% elétrico, seria este. Sem tirar nem por. Bonito, veloz, dinâmico, cheio de tecnologia, e claro, com toda a qualidade de construção Volvo.

Vale a pena dar uma vista de olhos!

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também