A Volkswagen é uma das fabricantes de automóveis que mais apostou na evolução dos seus modelos elétricos. Afinal de contas, o futuro deste mercado gira em torno da evolução e eletrificação dos automóveis e a VW sabe bem disto. (E claro, depois do Dieselgate, a VW foi basicamente obrigada a apostar forte e feio no seu futuro…)
Assim sendo, com a procura cada vez maior do mercado automóvel a girar em torno dos modelos eletrificados e SUVs. Podemos garantir que era apenas uma questão de tempo até termos uma boa oferta da VW!
Posto isto, desta vez temos em mãos o novo Volkswagen ID.4, o primeiro SUV 100% elétrico da marca. Um modelo que mantém a qualidade da fabricante e aposta no espaço, conforto e nos benefícios que um 100% elétrico é capaz de oferecer ao condutor.
Curiosamente, até já testamos o irmão mais pequeno, o Volkswagen ID.3, clique aqui para saber mais.
(Ensaio) Volkswagen ID.4 – Um SUV 100% elétrico que faz todo o sentido!
Design
Antes de mais nada, gostos não se discutem, no entanto, a verdade é que este modelo surpreendeu muito mais ao vivo do que aquilo que eu esperava. Afinal, na sua utilização diária notei muito mais curiosidade por este modelo em comparação ao seu irmão mais pequeno.
Assim, temos aqui um modelo SUV com caracter mais “adulto”, ao trazer dimensões superiores. Sendo, na minha opinião, um modelo que equilibra muito bem um tipo de design futurista com o design tradicional de um carro ‘normal’, isto num automóvel 100% elétrico.
Quanto ao design, na sua frontal, temos os cada vez mais normais faróis LED, mas infelizmente não contamos com a barra LED lado a lado ou até mesmo os faróis estilo colmeia do ID.3. Contudo, existe iluminação ao redor do carro, incluindo uma projeção para o chão, que na minha opinião, é no mínimo duvidosa.
Entretanto, no interior contamos também com iluminação do habitáculo que modifica consoante o modo de condução, ou o seu gosto. Com mais de 30 cores e muitas combinações disponíveis.
Performance
O novo Volkswagen ID.4 First Edition conta com um vasto leque de funcionalidades e apoios tecnológicos, que claro está, ajudam imenso no exercício da condução.
Quanto aos números, nesta variante em questão temos 204 cavalos de potência e 310 nm de torque. Assim, mesmo neste modelo SUV que acaba por ser um pouco mais pesado devido ao seu pack de baterias, achei ser uma combinação equilibrada para um 100% elétrico neste segmento.
No fundo, estamos a falar de uma aceleração generosa dos 0-100km/h de 8.5 segundos, no papel. Visto que em testes reais, o modelo consegue rondar os 7.6s, e posteriormente, consegue oferecer uma aceleração progressiva até à sua velocidade máxima de 160km/h. (Sim, este veículo elétrico está limitado a 160 KM/h)
Posto isto, claro que estamos a falar de um 100% elétrico, por isso, a resposta é instantânea a qualquer momento. Aliás, apesar do seu peso rondar as duas toneladas, a sua condução não parece passar todo esse peso para o volante. Mas já vamos falar mais disto.
Condução
Portanto, temos aqui um modelo com o foco no conforto! Isto, apesar de incluir modos de condução Eco, Confort, Sport e Individual. No teste, o modelo ofereceu uma condução suave e de qualidade, com um interior de habitáculo bastante silencioso.
Como já deve saber, a experiência de condução está garantida pela nova plataforma MEB da Volkswagen, desenvolvida apenas e só para modelos elétricos.
Em condução, apesar do seu tamanho e peso, vai sentir o centro de gravidade muito baixo, e um veículo bem agarrado aos asfalto, devido à localização das baterias.
Em cidade, posso dizer que o Volkswagen ID.4 surpreende também com ângulos de viragem superiores até ao Polo. Ou seja, oferece muito espaço de manobra tendo em conta o seu tamanho.
Para terminar, no geral, apesar de adorar o som de um bom motor a combustão, a verdade é que foi um enorme prazer conduzir o ID.4. Quase como se fosse um gostinho do futuro… Ou quem sabe… Do presente?
VW ID.4 – Autonomia e carregamento
Antes de mais nada, saiba que nos dias de teste, o modelo foi conduzido de forma mais dinâmica. Afinal de contas, temos aqui um carro novo em mãos… E claro, testar as suas capacidades reais, em ambientes mais exigentes, é quase a nossa missão. Ou seja, quer queiramos quer não, puxamos sempre mais um pouco do que seria normal no dia-a-dia.
Assim, este Volkswagen ID.4 1st Edition está equipado com um pack de baterias de 77kWh, sendo capaz de ir até 520 km de autonomia em cada carregamento. Isto, no papel.
Em testes mais reais, foi capaz em autoestrada de superar os 320km e ainda sobrar 10% de bateria. Já em condução mista, rondou a média 15-17kw/h ou mais de 440 km de autonomia. É de salientar que durante os testes tivemos sempre o AC ligado e pelo menos 3 pessoas no interior.
Os resultados da autonomia reais já são o suficiente para garantir uma condução sem preocupações.
Quanto ao carregamento das baterias, o ID.4 consegue velocidades até 125 kW e é aqui que o desafio ainda existe. Afinal de contas, se conseguir ligar em casa ou tiver por perto um carregador super rápido, vai ter a vida facilitada. No entanto, se por ventura esta situação não corresponder à sua realidade, tem a vida mais dificultada. Esta é ainda a sina dos veículos elétricos, mas calma, que as coisas estão mesmo a melhorar. Curiosamente, devido a um grande esforço do grupo VW em Portugal.
VW ID.4 – Tecnologia
Apesar de o futuro ser 100% elétrico, a experiência de condução vai muito além disso. Isto porque as ajudas tecnológicas garantidas pelos novos modelos são muito bem vindas. Ajudas essas que podemos encontrar em quase toda a gama VW.
Um exemplo disto é que o pára-arranca do transito deixou de ser stressante neste modelo! Isto porque o ID.4 faz as paragens e arranques de forma automática e muito suave. Além de que consegue notar os movimentos do pedal, especialmente nas travagens.
Toda a tecnologia dá sensação de estar bem assimilada no exercício da condução. Aliás, o modelo também alerta para possíveis situações de perigo com aviso sonoro e a ID Light fica totalmente vermelha.
Falando em ID Light, a verdade é que esta luz inteligente reage consoante o que está a fazer. Desde quando está a utilizar os comandos de voz, no carregamento, ajuda no GPS, situações de perigo entre outras. Tudo ao estilo do “Kit” que para mim já é um pormenor que caracteriza a família ID da Volkswagen.
We Connect
O novo Volkswagen ID.4 traz o seu futurista sistema We Connect, um serviço recente da VW, que já demonstrou ter uma larga margem de evolução. Para ter noção, já é possível ligar o ar condicionado antes de chegar ao carro, ou programar o início/fim do carregamento. Mas temos muitas mais à nossa espera. Esta é a promessa da VW.
Além disto, temos aqui também um assistente de bordo, ou seja, basta falar com o seu carro para ter um alargado acesso a funcionalidades ‘extra’. Com apenas o comando de voz consegue mudar a música, efetuar chamadas, ou introduzir a rota para a sua viagem.
Ensaio Volkswagen ID.4 First Edition – Conclusão
Tenho de dizer que o novo VW ID.4, tal como o ID.3, é uma caixinha de surpresas, e um dos carros mais intuitivos que tive o prazer de conduzir até aqui.
Em suma, senti que o Volkswagen ID.4 é um elétrico pensado de raiz para um objetivo essencial, a utilidade e o conforto. Na minha experiência, temos uma condução citadina acima do comum, isto se já esta habituado a um carro (mais ou menos) deste tamanho.
Assim sendo, se por acaso estiver interessado neste automóvel, existem inúmeras variantes distintas do novo VW ID.4, que entretanto começa nos 39.300€. (Um valor que chega a surpreender tendo em conta tudo o que oferece.)
No entanto, neste ensaio conduzimos o VW ID.4 1st Edition, e aqui temos uns pozinhos extras como o motor de 204cv, jantes de 20 polegadas, bancos e volante aquecidos e muito mais. Elevando o seu preço final para os 47.000€ conheça ao pormenores todas as variantes deste modelo, clique aqui.
Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!