(Ensaio) Toyota bZ4X: Um elétrico muito fácil de conduzir!

bZ4X: A Toyota é quase um caso de estudo neste mundo automóvel em que a revolução elétrica parece dominar todas as manchetes. Afinal, a Toyota é uma das maiores impulsionadoras da hibridicação do motor a combustão, sendo realmente incrível nessa área da eletrificação.

É também uma fabricante automóvel que tenta meter fichas em tudo o que são alternativas “mais verdes” como é o caso do sempre interessante Hidrogénio.

Mas, sendo uma força da natureza nos híbridos, a realidade é que a Toyota chegou “tarde” ao jogos dos carros 100% elétricos com o seu bZ4X. Ou será que chegou na altura perfeita?

Que carro é este? Vale a pena?

(Ensaio) Toyota bZ4X: Um elétrico muito fácil de conduzir!

Portanto, se porventura quer um SUV elétrico bonito e cheio de tecnologia, o Toyota bZ4X vai ter de entrar na sua lista de potenciais automóveis a comprar. Estamos a falar de um SUV de grandes dimensões que concorre diretamente com outros pesos pesados como é o caso do Nissan Ariya, VW ID.4, Mustang Mach-e e KIA EV6.

Isto é uma opinião um pouco “descomplicada”, mas acredito que este Toyota é capaz de se distinguir ao ser pura e simplesmente… Um carro de gama alta da Toyota. Ou seja, faz exatamente aquilo que um outro qualquer Toyota faz, ao oferecer qualidade de construção, muita tecnologia, e claro, segurança.

Design?

A uma primeira vista, o Toyota bZ4X é um carro estranho, especialmente visto a partir de certos ângulos. Mas, quanto mais o usa, e mais pessoas falam consigo acerca da sua “mais recente aquisição”, mais vai começar a gostar da forma como este pequeno monstro lhe assenta.

É um carro que a uma primeira vista parece um simples SUV, mas que acaba por ser muito mais que isso.

Lá dentro, a única parte que não adorei foi a parte do tablier em que temos o cockpit digital, com o ecrã a parecer demasiado simples e pequeno, num mundo em que temos tantos ecrãs extremamente evoluídos e cheios de informações para nos dar. Porém, a realidade é que o que está lá serve perfeitamente para nos manter informados.

Tudo o resto é impecável, num design muito Asiático, com tudo no sítio certo, com espaço, com aprumo.

A bagageira poderia ser um pouco maior, visto que temos apenas 452 litros de capacidade sem rebater os bancos traseiros.

Performance e Bateria

Quanto à potência, temos 217.5 cv de potencia com uma bateria de 71.4kWh. O que significa isto? Temos um carro ágil, que parece bem mais leve do que aquilo que é na realidade, que nas palavras da Toyota é capaz de fazer cerca de 443 quilómetros com um único carregamento.

Porém, como já deve saber, estas métricas valem sempre o que valem, porque em percursos mistos (Cidade + Autoestrada), estes 443 quilómetros rapidamente se transformaram em 360 quilómetros com o AC Desligado ou 330 quilómetros com o AC Ligado.

Fica até a ideia que com todo este tamanho, a bateria poderia ser um pouco maior, com a autonomia a tocar pelo menos nos 500 quilómetros.

Ainda assim, é um carro extremamente fácil de conduzir, com algum dinamismo à mistura graças ao seu binário instantâneo. Gostei muito de o conduzir, e quem andou comigo durante o ensaio, também só teve elogios para oferecer quanto à suavidade de como tudo acontece dentro do veículo.

Conclusão

O Toyota bZ4X é um veículo 100% elétrico muito interessante, capaz de oferecer uma experiência de condução ao nível da Toyota. O que por si só já é dizer muito.

Porém, apesar de tudo isso ser verdade, fica a ideia de que a fabricante consegue fazer melhor. 

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também