Como é que podemos resumir o velho mas sempre confiável, e sempre apontado ao público mais jovem, SEAT Ibiza? Bem, mesmo na motorização 1.0, este é sem dúvida o carro que gostaria de ter tido ao meu dispor, quando comecei a conduzir com os meus já longíquos 18 anos. Tem tudo! Tecnologia, qualidade no interior, design arrojado, algum poder de aceleração, diversão, e talvez mais importante que tudo isto, segurança.
(Ensaio) SEAT Ibiza: Surpreendeu pela positiva!
Portanto, o SEAT Ibiza é o nome mais famoso (e antigo) da fabricante espanhola parte integrante do grupo VW. Uma fabricante que tem estado a mudar, que precisa de uma renovação de estratégia, mas que continua a lançar veículos de qualidade inegável.
Dito tudo isto, este Ibiza, sendo um carro compacto, também conhecido como supermini, que é também um rival de luxo aos Peugeot 208, Ford Fiesta, Opel Corsa, e Renault Clio desta vida. Mas, claro, sendo um carro do grupo VW, temos aqui a mesma exata plataforma que dá vida ao VW Polo, Skoda Fabia e Audi A1, a plataforma MQB-A0. Porém, aqui aparece mais leve, e um pouco mais ágil.
O que muda nesta mais recente versão?
Este SEAT Ibiza tem algumas mudanças um pouco espalhadas por toda a a parte. Porém, o exterior não mudou grande coisa, porque… Vamos ser muito honestos, não precisa.
É um carro bonito, jovial, que continua a ser capaz de chamar a atenção. As proporções são boas, e as linhas capazes de transformar aquilo que deveria ser um automóvel banal, em algo mais vistoso, e por isso apelativo.
Dito isto, com as novidades temos novas jantes, um novo sistema de entretenimento, luzes LED de base, entre outras coisas. É agora um carro muito mais focado na tecnologia, e ainda bem.
Performance, Espaço, e Uso no dia-a-dia
Se quer um carro com espaço, bem equipado, com alguns vislumbres de desportivismo, não há que enganar, especialmente porque em temos de preço (começa abaixo dos 20 mil euros), é uma proposta realmente muito tentadora.
Temos um carro bonito, com muito espaço, seja para passageiros ou para malas. Temos várias alternativas no lado da motorização, que mesmo na teoricamente menos poderosa, com uma caixa automática DSG, ganha um dinamismo, e até um som de “chateado” muito interessante. Mas se preferir mudanças manuais, também acaba por conseguir meter as mãos num carro muito “brincalhão”, que não tem performance para dar e vender, mas ainda assim, é um carro que dentro dos seus limites sabe oferecer muita diversão.
Ou seja, obviamente que não é um carro para dar 200 km/h na autoestrada, mas em baixas, ou seja, em circuitos mais curtos, nomeadamente citadinos, é um automóvel muito ágil, capaz de passar uma boa “vibe” para o condutor. Daí ter dito no início do artigo que este é o automóvel que gostaria de ter nas minhas mãos quando fiz 18 anos, e tirei a carta. O carro é extremamente estável, mesmo puxado a fundo.
Felizmente, está cheio de tecnologia, tanto na parte do entretenimento, como também na componente da segurança.
Quanto aos consumos, bem, a andar “normal”, estamos a olhar para 4L~6L, dependendo da forma como pisa o acelerador. A andar a puxar, vamos para os 8L aos 100. Como é normal!
Conclusão
O SEAT Ibiza é um carro que foi capaz de nos encher as medidas durante o teste, e até foi capaz de me levar numa viagem ao passado, aos meus tempos de faculdade, em que fazia 120 quilómetros todos os dias com o meu velho mas sempre fiável VW Polo.
Aquele carrinho pequenino, mas capaz de nos encher a alma com o seu pequeno mas zangado motor, e claro, também capaz de meter 4 tipos lá dentro, para ir para a festa mais próxima. É uma fórmula que não falha!
Antes de mais nada, o que pensa sobre este pequeno carro? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!