(Ensaio) Renault Symbioz: Que carro é este?

Sou muito honesto, quando fui à apresentação estática, e mais tarde também à apresentação dinâmica do Renault Symbioz, questionei-me muitas vezes o “porquê” de ser necessário lançar um outro B-SUV, quando a Renault já tem o muito popular Captur.

Mas, a realidade é que a Renault não tem muito a perder em lançar aquilo que no fundo é uma versão um pouco “maior” do Captur. Tem mais espaço, parece mais SUV, e de facto, também parece mais direcionada a um público jovem. Desta forma, a fabricante Francesa é capaz de chegar a outros públicos, não sendo necessário investir quantidades absurdas de dinheiro no desenvolvimento de um outro automóvel.

(Ensaio) Renault Symbioz: Que carro é este?

(ensaio) renault symbioz: que carro é este?

O Renault Symbioz é um SUV de tamanho médio (B-SUV) full hybrid onde poderá encontrar um motor a gasolina (1.6L) que por sua vez vai ter o apoio de alguma eletrificação (motor + bateria de 1.2kWh)

Dito tudo isto, as diferenças entre o Captur e o Symbioz não são enormes. Vai encontrar mais espaço interior, e claro, uma bagageira mais generosa (492~1582 litros). Tudo o resto é muito similar, onde temos de salientar a tecnologia, a qualidade de construção, e claro, a experiência de condução. Porém, como o Symbioz é apontado a um mercado mais Premium, não vai encontrar a motorização mais básica do Captur neste automóvel.

No fundo, este Symbioz aparece no mercado para quem quer mais que um Captur, mas não tem o orçamento necessário para chegar a um Austral.

Como é a condução?

Mais uma vez, é como conduzir um Captur.

(ensaio) renault symbioz: que carro é este?

Porém, com mais alguns quilos em cima, por isso, se dá muito valor à condução e não precisa do espaço extra, talvez seja melhoria ideia ficar pelo Captur em vez do Symbioz.

Entretanto, isto significa que temos uma condução muito confortável, e até um pouco dinâmica em “baixas”. É um carro muito porreiro para famílias jovens, que não só dão valor ao aspeto e tecnologia, como também à segurança. (Temos um interior muito em linha com aquilo que a Renault tem vindo a oferecer, com um Sistema Operativo baseado em Google Automotive, muitas ajudas de condução, etc…).

(ensaio) renault symbioz: que carro é este?

  • Cruise Control Adaptativo
  • Travagem de Emergência
  • Lane Assist
  • Aviso acústico de peões
  • Câmara traseira e dianteira
  • Sensores
  • 4/5 estrelas no teste NCAP

(ensaio) renault symbioz: que carro é este? (ensaio) renault symbioz: que carro é este?

Como é óbvio, não é um carro desportivo! Como tal, vai ter a velocidade máxima limitada aos 160. Mas, se quiser de facto puxar por este Symbioz, ele vai cumprir a missão bastante bem, com uma resposta ao acelerador de facto muito interessante. Acredite em mim, que ontem atrasei-me para apanhar o avião e tive de o testar de forma um pouco exigente (desculpa Renault Portugal!).

Vale também a pena salientar que o Symbioz conta com uma tecnologia capaz de ter em conta o seu percurso através do Google Maps, de forma a utilizar as suas fontes de energia da forma mais eficiente possível. Por isso, vai ser sempre muito fácil chegar a consumos muito interessantes, quase sempre entre os 4L e os 5L por cada 100 quilómetros percorridos.

Vale a pena?

A começar nos 32.500€, é um automóvel muito interessante para quem quer tecnologia, conforto e design. Sendo possível apetrechar ainda mais a oferta, com visão 360º, espelhos com aviso de ângulo morto, etc…

Uma outra proposta muito interessante da Renault que chegou ao mercado em 2024, mas deverá começar a aparecer mais nas estradas Portuguesas em 2025.

 

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também