A leak.pt teve a oportunidade de meter os olhos (e mãos) no Renault 5 várias vezes ao longo deste ano de 2024. O que faz algum sentido, visto que este é potencialmente um dos lançamentos mais importantes do mundo automóvel dentro desta revolução elétrica.
Estivemos presentes no evento de preview aos jornalistas especializados, estivemos no lançamento oficial, e até já tivemos a chance de o conduzir em Nice, onde até demos um saltinho ao Mónaco.
Uma zona que, como deve imaginar, está completamente inundada de carros de sonho, onde podemos incluir Ferraris, Bugattis, etc… Mas, ainda assim, no velho e icónico Mónaco, o Renault 5 foi capaz de puxar todos os holofotes para si! Parece um quase absurdo, mas tivemos uma mão cheia de pessoas a tirar fotos, e a quererem saber mais sobre o pequeno elétrico da gigante automóvel Francesa.
Uma situação que se repetiu em Portugal.
Como referi neste artigo, já tive a possibilidade de fazer um ensaio de 5 dias ao Renault 5, e de facto, além de ser um automóvel extremamente competente e tecnicamente evoluído. É um autêntico íman de olhares!
(Ensaio) Renault 5 – O pequeno elétrico que espalha magia!
Especificações Técnicas
- Potência: 120 ou 150cv
- Binário: 225Nm ou 245Nm
- Bateria: 40kWh ou 52kWh
- Autonomia: 312 a 410 kms (WLTP) // Consumo: Média 14kW por 100 quilómetros
- Pneus: referência 195/55 R18 93H
- Dimensões e Peso
- Largura Exterior: 2020mm
- Altura ao solo: 2540mm
- Comprimento Total: 3922mm
- Altura exterior: 1498mm
- Distância entre eixos: 2540mm
- Volume bagageira: 277 ~ 959 dm3
- Peso: 1350 ~ 1524kg
O teste
Portanto, tive a oportunidade de andar 5 dias com um Renault 5, onde devo ter feito perto de 400~500 quilómetros com o mais recente automóvel elétrico da gigante Francesa. Isto entre percursos citadinos e autoestrada. Ou seja, foi a utilização mais real possível.
Desta forma, já tenho uma ideia bem definida de como o carro se comporta, mais concretamente, de como é a resposta ao acelerador, ao travão, e até às curvas mais apertadas.
- Nota: Sim, já o tinha conduzido em antes, como mencionei em cima, mas só agora fui capaz de puxar pelo menino, mais à minha vontade, e claro, longe dos olhares indiscretos dos manda-chuvas da Renault.
Isto também significa que tenho uma ideia dos consumos que o Renault 5 faz, e como tal, se a autonomia que a fabricante promete é real ou não.
Vamos por partes?
Se calhar vai soar como um exagero, especialmente porque eu sou um tipo de condutor que tem de fazer cerca de 150 quilómetros diários nos dias mais agressivos, e como tal, para ter um elétrico, teria sempre de optar por algo maior, com uma bateria também ela um pouco maior.
Mas, mesmo tendo tudo isto em conta, tive alturas ao volante do R5 em que pensei… Então, e se vendesse o meu Golf GTE para comprar um carrito destes?
Porquê este pensamento intrusivo?
Bem, porque o Renault 5, antes de ser um carro elétrico, é sobretudo um bom automóvel! É um carro que no fundo se sente mais do que um carro.
Tem história, tem alma, e tem por isso mesmo, muito carácter.
Assim, apesar de por vezes se sentir pesado, e de isso se notar um pouco na travagem, especialmente se é como eu e tem o pé pesado.
A realidade é que o pequeno compacto elétrico da Renault é extremamente confortável, curva muito bem, e mesmo tendo em conta que tem apenas 150 cavalos de potência (na versão ensaiada), tem uma excelente resposta à exigência do condutor em qualquer modo de condução.
Aliás, apesar de ser “pequeno“, tal e qual como o Renault 5 original, temos espaço para dar e vender para o condutor e para quem vai à pendura. Na realidade, apesar de o espaço atrás ser obviamente (mais) reduzido, especialmente se estiver um condutor de 1m90 ao volante do automóvel, espaço para a cabeça não é de todo um problema.
É um “carrito” muito bem conseguido, e que vai ser um caso de sucesso tremendo em Portugal.
Tecnologia e muita inteligência!
Hoje em dia, um automóvel é também um computador, com vários sistemas a funcionar ao mesmo tempo, para tornar a sua viagem mais confortável, e claro, muitíssimo mais segura.
Dentro de toda esta tecnologia, temos também a ajuda da inteligência artificial. Sim, temos um assistente digital chamado de Reno, que está sempre atento ao que está a acontecer dentro e fora do carro. Pode falar consigo, pode controlar configurações do automóvel, e até o avisa relativamente a certas situações.
No meu caso, estava a testar a autonomia máximo do R5, e como tal, desliguei o Ar-Condicionado (que como deve saber corta a autonomia de qualquer carro elétrico). Pois bem, o Reno avisou-me que o carro ia embaciar, e que talvez fosse boa ideia ligar a climatização, oferecendo-se para o fazer sozinho.
Foi… Estranho, mas muito giro!
Autonomia
O Renault 5 vai estar disponível em duas versões, uma com bateria de 40kWh, e outra com bateria de 52kWh. Desta forma, a fabricante promete uma autonomia que vai andar, mais ou menos, entre os 300 e 400 quilómetros.
Isto é real? Bem, de facto é mais ou menos real.
O Renault 5 não é tecnicamente evoluído apenas no seu interior, ou nas tecnologias de segurança que podemos encontrar. A motorização é muito eficiente nos consumos que faz. Uma das mais eficientes que tive o prazer de experimentar nesta vida de testes auto.
Assim, é extremamente fácil fazer consumos abaixo dos 14 kW que a própria Renault mostra na sua documentação, e de facto, mesmo com uma condução mais exigente, os números da autonomia não vão fugir muito daquilo que a marca promete.
Mas, e isto é um grande mas… Se quiser mesmo puxar pelo Renault 5, levando-o ao limite, a bateria desaparece que é um instante.
Eu fiz isso no dia em que o entreguei, em autoestrada, e claro que a bateria voou da mesma maneira que eu também voei. Mas isto é normal em qualquer carro! Até nos veículos a combustão, e é por isso que o Renault 5 está limitado aos 154 km/h.
Em suma, quer andar rápido? Vai obviamente gastar mais.
Mas, a andar normal, é um carro elétrico que cumpre tudo aquilo que promete. Na minha opinião, é isso que interessa.
Carregamento
O Renault 5 carrega a 11kW AC e 100kW DC. O que poderá achar que é um downgrade face aos 22kW AC do velho Renault Zoe. Além disso, os 100kW também não parecem fantásticos, quando algumas marcas já andam a apontar para os 200kW, ou números até superiores a este.
Mas, estes números significam que consegue carregar a versão de 40kW em pouco mais de 3 horas em sua casa, ou em menos de meia hora num posto preparada para oferecer a potência de carregamento máxima. Estes números sobem para mais ou menos 4 horas e meia (em casa), mantendo a meia hora (fora de casa) para a versão de 52kW.
Nunca tive tanta gente a pedir para dar voltas num carro de teste!
Isto é quase uma loucura, porque já tive estacionado à minha porta de casa, carros elétricos de 100 mil euros, 150 mil euros, ou até mais do que isso. Mas, foi com o Renault 5, que eventualmente vai começar nos 25 mil euros em Portugal, que tive mensagens, chamadas, e até toques na campainha para dar uma volta, ou pura e simplesmente ver o carro.
Aliás, onde quer que fosse, quando estivesse de volta ao Renault 5, iria ter pessoas de cabeça encostada ao vidro, para o espreitar.
Vale a pena?
Eu já tinha esta opinião, mas depois de o ter conduzido durante 5 dias, tenho agora uma certeza. O Renault 5 vai ser um caso de sucesso como há muito não se via. Aqui inclui também o nosso velho Portugal, que prefere quase sempre comprar carros usados.
A Renault vai vender muitos, e bons, exemplares deste automóvel. Merece! Porque o Renault 5 não é apenas um novo carro elétrico. É um bom carro elétrico, que vai buscar muita magia ao seu passado.
Recomendado.
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