A Mazda está neste momento a passar por uma época de evolução e modernização das suas gamas automóveis. Afinal de contas, a intenção é manter as suas ofertas atualizadas, desde a cada vez mais importante tecnologia, à condução. A ideia é chamar os consumidores mais exigentes do mercado, e claro, bater de frente com a gigantesca concorrência do mundo automóvel.
Assim sendo, na atual versão do Mazda CX-5, a verdade é que a grande mudança não está no design. Ainda assim, existem alguns toques extremamente interessantes, como são as muitas novidades em termos de acabamentos, e até a inclusão de novas cores, bem como as imensas opções que os condutores têm agora por onde escolher.
Dito isto, tivemos em mãos, o Mazda CX-5 Excellence!
Em poucas palavras, temos aqui um SUV de grande porte, e claro, altura ao solo, que conta com um design bastante atrativo, tanto no exterior como no interior. Assim, a palavra chave está na atenção aos detalhes, com o condutor a sentir imediatamente que está num carro premium, um pouco por todo o lado, e nada foi posto apenas ao acaso.
Dito isto, na condução, temos a confiança de um SUV em todos os sentidos. Na minha opinião, a viagem dentro deste Mazda CX-5 coloca o conforto a níveis muito altos, sem nunca comprometer a estabilidade.
No entanto, como disse em cima, quando comparado ao seu antecessor, a verdade é que as mudanças não são extensas. Mas vamos por partes.
(Ensaio) Mazda CX-5 2022 – Design
Ora bem, após conduzir e observar alguns modelos de estilo SUV da marca Mazda, tenho de afirmar que a sua linha de design entre modelos é semelhante. Afinal de contas, temos aqui um SUV com o estilo próprio da empresa que já é tão bem reconhecido pelos condutores.
Do exterior ao interior
Em boa verdade, estamos aqui perante um interior premium, com acabamentos muito bem conseguidos, graças à utilização inteligente de materiais moles (e de qualidade), um pouco por todo o lado.
Quanto ao painel de instrumentos, temos aqui um ecrã digital acompanhado por mostradores físicos. Já para o sistema de entretenimento, vai encontrar um ecrã ultrawide com muita qualidade, graças a um bom brilho e profundidade de cores. Contudo, tal como as outras ofertas da marca, ambos são ótimos para leitura, mas pecam na falta de opções, e claro, na falta de suporte ao touch…
Tal como já referi antes, noutros modelos da Mazda, estamos em 2022 e mesmo assim só podemos contar com o comando rotativo e botões de atalho na consola centrar para utilizar o sistema de entretenimento.
Sim, é seguro, mas… Estamos em 2022! Metam lá o touch, a sua implementação é bem vinda. A escolha entre comandos físicos, e ou touch, deve ficar sempre para o utilizador.
Desempenho e Dinâmica
Antes de mais nada, saiba que o Mazda CX-5 conta com uma vasta gama de motores para os mais variados gostos. No entanto, para o teste temos a motorização 2.0 Skyactiv-G, um motor de quatro cilindros a gasolina naturalmente aspirado de 165cv.
Assim sendo, vamos começar sem paninhos quentes, apesar de um trabalhar bastante refinado, sem ruídos e da sua aceleração linear, sente que este motor tem “falta de pulmão”. Ou seja, esta pode não ser de todo a melhor opção para muitos condutores, especialmente se está habituado a motores com boa resposta ou recuperação em mudanças mais altas.
Na versão testada, é sentido que o motor atmosférico 2.0 de 165cv conta com uma boa caixa manual de seis velocidades. No entanto, esta mesma caixa conta com um escalonamento que “sufoca” a motorização.
Vamos aos números!
Ora bem, esta motorização Skyactiv-G 2.0 é capaz de alcançar 165 cv às 6.000 rpm e 213 nm de binário às 4.000 rpm. Ou seja, dos números ao teste em estrada, dá para perceber que para uma condução mais dinâmica ou até para uma ultrapassagem é necessário um estilo mais “old school”. Tem de colocar ou manter uma mudança baixa e ‘puxar bastante’ pelas rotações do motor.
Qual a razão de isto acontecer?
Pois bem, tudo isto acontece devido à decisão da fabricante em ficar longe de motorizações com turbo e da caixa manual de seis velocidades bastante longa. Ou em outros termos, é capaz de chegar perto dos 106 km/h em segunda e 155 km/h em terceira mudança.
Em suma, para compensar tudo isto é necessário trabalhar bastante com a caixa, especialmente nas ultrapassagens e claro está, nas subidas mais inclinadas. Isto porque estamos aqui a falar de um SUV de 1440 kg e aliar isto à utilização familiar vai afetar ainda mais a “falta de pulmão”.
Experiência diária!
Antes de mais nada, não se deixe assustar por tudo o que está escrito acima, isto porque se tem uma condução relaxada e calma vai conseguir usufruir deste Mazda CX-5. Afinal, após a habituação do condutor é possível utilizar de forma mais eficiente as tecnologias desta motorização, como a desativação de dois cilindros do motor.
O resultado de tudo isto é uma condução de qualidade, confortável, relaxada e sem vibrações do motor. Excelente para grandes viagens ou para o uso diário, vai dar por si, no transito ou nos semáforos sem ter a certeza se o motor está ligado ou desligado.
Tudo isto transforma a condução citadina num autêntico mimo quanto ao conforto na condução e até na estabilidade. A suspensão deste Mazda MX-5 superou largamente as espectativas com uma estabilidade e equilíbrio do chassi de qualidade. Mesmo ao “jogar” o CX-5 nas curvas a sensação é que está sempre em controlo a qualquer momento.
Tendo em conta que estamos num SUV, é sempre bem vindo ajudas as ajudas tecnologias e aqui temos muito por onde escolher. Aliás, incluído nesta variante vem um bom sistema de câmeras em 360º, que ajuda imenso para efetuar o estacionamento e qualquer manobra mais apertada.
Para terminar na experiência diária, os consumos deste grande SUV rondaram em dias de teste entre os 6.5-8 litros por 100 km percorridos.
Mazda CX-5 Excellence – Conclusão
Em suma, o novo Mazda CX-5 vem trazer ao mercado algumas mudanças visuais em alguns pormenores como é o caso da cor Zircon Sand do modelo em teste. A seu favor temos de realçar as linhas de design da marca no exterior e interior. É sentido que estamos aqui num carro imponente e de qualidade um pouco por todo o lado.
Contudo, sim no modelo de teste o grande “elefante na sala” é o seu motor 2.0 naturalmente aspirado de 165 cv. Isto porque necessita de uma condução “diferente” e rara nos dias de hoje. No entanto, se o objetivo é a condução relaxada e cheia de conforto tem aqui uma oferta bastante interessante.
Dito isto, todas estas particularidades da Mazda tem um preço e aqui neste CX-5 começa nos 39.000€. O que acha do novo Mazda CX-5? Se ficou interessado, veja todas as novidades e opções do CX-5 ao pormenor, clique aqui.
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