(Ensaio) Mazda CX-5: Uma excelente surpresa neste mercado

As fabricantes automóveis continuam a correr atrás dos “novos” gostos dos condutores, o que claro está, significa desenvolver e lançar mais veículos do estilo SUV. Toda esta pressa significa que algumas propostas são bem melhores que outras. Porém, no caso da Mazda, as coisas têm sido muito bem feitas!

A fabricante está a ser capaz de apresentar vários tipos de alternativas, sejam elas SUV ou não, para qualquer tipo de condutor. Um excelente exemplo disto mesmo é o Mazda CX-5, um SUV compacto, que se sente muito maior do que aquilo que é, tanto em tamanho, como em qualidade.

(Ensaio) Mazda CX-5: Uma excelente surpresa neste mercado

Portanto, quer um SUV compacto, capaz de oferecer um interior de qualidade, uma condução confortável, e por vezes até um pouco desportiva, a um preço apelativo? Tem de olhar para o Mazda CX-5!

Nem tudo é incrível, mas tendo em conta os compromissos que este segmento tem, esta é inegavelmente uma das melhores propostas do mercado.

Design e Uso no dia-a-dia

Pois bem, como dissemos em cima, o Mazda CX-5 é um SUV Crossover compacto, com a capacidade de sentar até 5 passageiros. Apesar de ser um carro visualmente pesado, e até alto, é um veículo capaz de oferecer uma experiência de condução incrível, quer seja um entusiasta, ou um condutor mais casual.

Quanto à componente da condução, este não é de todo o carro mais veloz do planeta. Uma ultrapassagem mais arriscada tem de ser muito bem planeada. Mas, para a grande maioria dos condutores, é mais do que o suficiente para a utilização normal deste tipo de veículo, que é a cidade, e transportar família. (Os consumos andam à volta dos 8L aos 100.)

Dito isto, é um carro extremamente confortável, tanto à frente como atrás. A condução é firme, mas ao mesmo tempo muito bem desenhada, visto que não vai sentir grande coisa como lombas, buracos, ou estradas mal mantidas. Até em curvas mais apertadas. Tudo é muito estável e composto.

Entretanto, no interior, tudo está bem pensado e distribuído. As coisas são simples, e funcionam. Todos os controlos são físicos… São botões! O que é de louvar em 2023. No campo tecnológico, nomeadamente das ajudas à condução, o CX-5 está equipado com tudo, ou quase tudo. Porém, o sistema de ‘lane assist’ é dos mais irritantes à face da terra, especialmente pelos sons que teima em fazer assim que pisa uma linha.

Felizmente espaço de arrumação é o que não falta, especialmente se quiser baixar os bancos traseiros.

Conclusão

O Mazda CX-5 é um carro extremamente interessante, e até impressionante, especialmente na primeira que olha para o design do mesmo, à hora certa. As linhas são realmente ‘sexy’, e chamam a atenção. Este é um dos SUVs compactos mais apelativos do mercado atual. É inegável, a Mazda está a comercializar carros extremamente bonitos.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também

As fabricantes automóveis continuam a correr atrás dos "novos" gostos dos condutores, o que claro está, significa desenvolver e lançar mais veículos do estilo SUV. Toda esta pressa significa que algumas propostas são bem melhores que outras. Porém, no caso da Mazda, as coisas...(Ensaio) Mazda CX-5: Uma excelente surpresa neste mercado