A Hyundai é uma fabricante automóvel que não gosta de ficar de braços cruzados. Especialmente quando o mercado passa por uma evolução de tal modo importante, como a que estamos a assistir atualmente, como é a atual aposta global na eletrificação.
Dito isto, desta vez, temos em mãos o novo e redesenhado Hyundai Tucson HEV.
Um SUV muito interessante, que conta agora com um novo design, ficando mais moderno, e na verdade, mais apelativo ao olhar. Assim, além dos toques na parte visual, é um automóvel capaz de oferecer uma experiência de condução muito acima da média.
Muito resumidamente, temos aqui um modelo capaz de oferecer muito conforto, potência e muito espaço útil, por uma quantia de dinheiro que não vai mandar ninguém para a sopa dos pobres. Mas vamos por partes.
(Ensaio) Hyundai Tucson HEV – Muito mais que um novo design!
Design
Gostos não se discutem, mas verdade seja dita, a grande mudança de design exterior e interior agradou imenso, a mim, e a todas as pessoas que lidaram comigo durante os dias deste ensaio.
Aliás, no grande panorama das coisas, a opinião generalizada, pela grande maioria dos entusiastas, é que a Hyundai sabe o que está a fazer no mundo dos SUVs, em muitos temas, mas especialmente em termos de designs. Temos quase sempre carros bonitos, robustos, e linhas que apesar de não serem exageradas, passam sempre uma ideia “sexy” do carro. Até é possível encontrar alguma atenção aos detalhes, como é o pormenor do símbolo da marca Hyundai ficar da mesma cor da grelha. (É inegável, que num mundo automóvel cada vez mais igual… São os detalhes que nos conquistam aos poucos.)
Assim, como já deve ter percebido, temos grandes mudanças que transformaram o Tucson num SUV mais moderno, sem revolucionar a receita original, que por si só, já contava com muita coisa boa.
Dito isto, além da sua frente temos também uma lateral com novas linhas e uma traseira que acompanha de perto o tema mais desportivo deste design. No entanto, o interior também recebeu mudanças, onde a inclusão de melhores materiais é sempre bem vinda.
Sensação
Ao toque, temos em quase todo o lado a sensação de materiais moles e de qualidade. Até os ecrãs incluídos são de qualidade e estão bem embutidos no novo design interior do carro.
É exatamente por estes ‘toques’, que sempre que entramos neste Tucson, temos uma sensação Premium. Contudo, apesar do ótimo aspeto, a utilização de plástico “Piano Black”, garante que vai ver a acumulação de pó e sujidade mais facilmente.
Dito isto, a consola central oferece boa arrumação e temos o sempre bem vindo carregador wireless capaz de albergar qualquer telemóvel! Aqui temos também o travão de mão elétrico e os botões necessários para a condução do carro.
Um pormenor menos positivo a realçar neste interior, é que o controlo do sistema climático é feito através de botões touch. Que por acaso até funcionam bem, mas deviam ser erradicados o mais depressa possível do mundo automóvel.
Performance e Condução
O Hyundai Tucson conta com motorizações interessantes e no nosso teste tivemos o prazer de testar a mais potente de todas (de momento). Estamos a falar da variante híbrida HEV, onde temos temos um motor 1.6 turbo a gasolina apoiado por um motor elétrico capaz de até 60 cv de potência.
Assim sendo, esta motorização combinada é capaz de 230 cv de potência e 350 nm de binário, enviados para o eixo frontal. Muito resumidamente, a performance está lá! Com a marca a garantir 8 segundos dos 0-100km/h e uma velocidade máxima de 200km/h. Números já de si interessantes, mas que são uma completa treta. É que nos nossos testes, o Tucson fez 7.3s dos 0 aos 100KM/h.
Para conseguir este resultado, basta meter o modo sport, e manualmente meter a primeira mudança. (É que o carro tem a tendência de preferir a segunda para arranque, para provavelmente baixar o nível de agressividade da aceleração.)
Dito tudo isto, apesar da performance, não temos aqui um SUV para os aficionados na condução dinâmica, nem é preciso. Afinal de contas, vai notar que a caixa automática de seis velocidades não tem a melhor resposta de sempre. Contudo, o torque instantâneo do motor elétrico ajuda a todo o momento, e acaba por sempre oferecer aquela sensação de arrepio na barriga, ao mesmo tempo que oferece uma ótima condução.
Assim, podemos confirmar que o maior objetivo aqui é a sensação premium, o conforto e a praticabilidade do modelo.
Condução
Apesar das suas grandes dimensões, o novo Hyundai Tucson HEV garante uma condução de qualidade. No teste, a sensação de condução é sempre suave, e até o interior do habitáculo é silencioso.
Aliás, apesar do seu tamanho e peso, a condução citadina é feita sem qualquer problema devido ao apoio enorme do motor elétrico de 60cv. Além disto, devido à sua altura ao solo, vai sentir-se capaz de superar qualquer passeio, ou obstáculo que encontre na estrada.
Curiosamente, temos aqui incluído o “Controlo de descida”, uma funcionalidade que foi bem testada e funciona como prometido. Afinal, mesmo em descidas acentuadas em terra batida, não existe a necessidade de tocar nos pedais, com o automóvel a garantir muita segurança.
Aliás, a meu ver, o controlo de descida é capaz de controlar melhor o carro que o condutor em alguns casos, devido ao maior controlo dos travões em cada roda. Além disto, mesmo fora de estrada a condução é feita sem vibrações extra, mantendo todo o conforto do carro.
Para terminar a parte da condução, o novo Hyundai Tucson também garante bom ângulo de viragem. Ou seja, apesar da dinâmica não ser o seu ponto forte, o carro porta-se muito bem em curvas.
Quanto aos consumos
Antes de mais nada, saiba que nos dias de teste, o modelo foi conduzido de forma mais dinâmica. Afinal de contas, temos aqui uma ‘novidade’ em mãos. Por isso, testar as suas capacidades reais, em ambientes mais exigentes, é quase a nossa missão. Ou seja, quer queiramos quer não, puxamos sempre mais um pouco do que seria normal no dia-a-dia.
Assim sendo, não ficamos longe do que está afixado pela fabricante com as médias a rondar entre os 5-7 litros a cada 100km.
Tecnologia
As ajudas tecnológicas na condução são sempre bem vindas, especialmente se garantirem mais segurança. Desta forma, tal como noutros modelos da marca, temos vários apoios, como sistema de Travagem autónoma de emergência que deteta até os peões.
Temos também um sistema de manutenção à faixa de rodagem. Algo que mantem o carro centrado na faixa de rodagem e não apenas em constante “balançar” de linha para linha como é o caso de outros veículos.
Em suma, isto é como ter um aliado na prática da condução, que podem não ser sempre necessários, mas sabendo que estão lá, oferecem um outro conforto e à vontade, quer seja um ‘racer’ ou uma ‘soccer mom’. Além de tudo isto, claro está, temos à disposição o Android Auto e Apple CarPlay que funcionam muito bem no ecrã de 10.25 polegadas do infotainment.
Hyundai Tucson HEV – Conclusão
Ora bem, o Hyundai Tucson HEV é um SUV que vai facilmente preencher as necessidades dos entusiastas mais rigorosos. Afinal de contas, temos muita tecnologia à disposição, com um design renovado, uma frente Full LED, jantes 19 como base, e ainda muita potência à disposição.
Desta forma, senti que não temos aqui muitos compromissos e a qualidade é boa, ficando quase sempre longe dos plásticos rijos. No entanto, é de referir que nesta variante em questão estamos a falar de um carro de Classe 2(Classe 1 apenas com ViaVerde), o que por sua vez pode encarecer um pouco as viagens em auto-estrada.
Ainda assim, tem aqui uma ótima escolha com um preço apelativo, especialmente quando temos em conta os seus rivais já no mercado. Afinal, o seu preço, na versão híbrida, começa nos 39.155€. É importante referir que isto inclui 7 anos de garantia sem limite de quilómetros, e ainda 8 anos de garantia das baterias de alta voltagem.
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