Durante muito tempo, o meu elétrico favorito com disponibilidade no nosso mercado Português foi o Volvo C40, um automóvel bonito, com dinâmica, e cheio de tecnologia até às pontas dos seus cabelos. Mas, a partir de agora, esse espaço no meu coração está ocupado pelo IONIQ 6 da Hyundai.
Um automóvel que em vez “abusar” no design moderno como é o caso do IONIQ 6, tenta conjugar o melhor que os designs dos anos 90 e 2000 traziam para cima da mesa, em conjugação com algumas linhas mais modernas, e também bastante mais agressivas.
(Ensaio) Hyundai IONIQ 6: Um dos meus elétricos favoritos!
Portanto, caso não tenha reparado, se houve fabricante capaz de aproveitar a crise dos chips que a pandemia trouxe para cima da mesa, foi inegavelmente a Hyundai. Esta fabricante conseguiu estabelecer-se como uma das líderes da revolução elétrica, e na verdade, este IONIQ 6 é nada mais nada menos que um dos pilares desta liderança, ao trazer conforto, tecnologia, segurança, e claro, um design capaz de fazer derretar alguns corações.
Como dissemos em cima, temos algumas similaridades com o IONIQ 5, porque muitos dos componentes também são os mesmos. Mas, ao deixar a moda dos SUV para trás, visto que adota uma postura mais de “sedan”, isto significa que é mais aerodinâmico, passa mais despercebido, e é também mais dinâmico na condução do dia-a-dia. Este IONIQ 6 parece uma evolução natural ao teste que o IONIQ 5 fez ao mercado na altura do seu lançamento. Para mim, é uma aposta de sucesso.
Bateria e Autonomia. Impressionante!
Tivemos o IONIQ 6 Vanguard com bateria de 77kW, que promete 228 cavalos de potência a 350 Nm de binário. Isto significa que tanto tempos a capacidade de ir dos 0 aos 100 km/h em pouco mais de 7 segundo, com a capacidade de chegar até aos 193 km/h de velocidade máxima, como também temos uma das motorizações elétricas mais eficientes do mercado, ao consumir qualquer coisa como 14 kW por cada 100 quilómetros em percursos mistos. Números, que muito honestamente, nunca tinha visto até a este teste. Especialmente porque eu não mudei a minha condução agressiva, própria de quem está a testar um automóvel de uma gama “alta”.
Para ter ideia do que estou a dizer, não é de todo impossível chegar aos 600 quilómetros reais de autonomia com este “menino”. O que já é um valor de muito respeito no mundo elétrico atual.
O carregamento também é extremamente rápido, com suporte a carregamentos de 350kW em CC e 11kW em CA.
Equipamento e Design
O IONIQ 6 não impressiona apenas e só por fora, é também um “senhor” carro por dentro. Temos espaço e conforto até dizer chega. Os controlos estão todos bem definidos, sem exageros de botões sensíveis ao toque. O volante tem vários comandos de controlo, e o sistema de infotainment comandado por dois ecrãs, ambos de 12.3”, também são rápidos, fluídos, e munidos de software focado e poderoso, o que nem sempre é (ainda) verdade no mundo automóvel.
O espaço é inegavelmente a palavra de ordem nos IONIQ mais recentes da Hyundai, o que está muito relacionado com o aproveitamento em pleno da distância entre eixos. Isto não só permite viagens espaçosas e confortáveis para todos os tripulantes, como também permite relaxar quando chega a altura de fazer um carregamento à bateria.
Temos ainda de dar um toque à insonorização dentro deste IONIQ 6!
Que é de uma grande qualidade, na realidade ao mesmo nível do restante interior e exterior.
Porém, como nem tudo pode ser bom, a bagageira poderia ser um pouco melhor.
Conclusão
O IONIQ 6 não é um carro barato, visto que esta versão em teste anda à volta dos 60 mil euros. Mas, a qualidade tem de ser paga, e neste carro temos eficiência, conforto, segurança, design, e também qualidade de construção.
Fácil dizer que este exemplar eleva a Hyundai a outro nível, algo que a marca já merecia.
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