(Ensaio) Golf GTI Clubsport: O mundo automóvel estå neste momento a ser completamente dominado pela revolução elétrica. Isto significa que os velhos motores a combustão estão todos a receber alguns extras elétricos, ou então estão mesmo a desaparecer por inteiro de forma a dar espaço a uma gigantesca bateria e a motores bastante mais simples alimentados apenas e só por eletrÔes.
Mas… Como nada Ă© capaz de substituir o feeling de condução num carro pensado para a performance, onde claro estĂĄ, o combustĂvel Ă© a velha gasolina, hoje vamos falar um pouco de um carro muito especial, mas que pode estar em vias de extinção.
Vamos dar uma olhadela ao Golf GTI na sua edição especial Clubsport.
(Ensaio) Golf GTI Clubsport: O Ășltimo “pop pop pop”?
Portanto, antes de começar a falar do GTI Clubsport em concreto, tenho de falar de um outro teste que fiz em 2021, ao Golf R. PorquĂȘ? Bem, tive uma comichĂŁo que pura e simplesmente nunca fui capaz de ‘coçar’ atĂ© este teste.
Ou seja, como disse na anĂĄlise ao Golf R, o seu ensaio de 5 dias foi a experiĂȘncia mais fora da caixa que tive nestes 6 anos de ensaios automĂłvel, e claro, apenas o Golf GTI Clubsport foi capaz de matar um pouco a fome. SĂł um pouco? Sim, o GTI nĂŁo Ă© um automĂłvel tĂŁo refinado como o Golf R.
Ă mais calmo, Ă© mais comedido… Mas tambĂ©m Ă© mais simples, o que torna a experiĂȘncia muito mais real, o que com a ajuda dos detalhes exteriores tambĂ©m torna tudo mais “racing”, quase a fazer lembrar os tempos em que os filmes de Velocidade Furiosa tinham como base as corridas e nĂŁo lançamentos de carros para o espaço.
Em suma, conduzir este Golf GTI Clubsport com 300cv foi inegavelmente uma experiĂȘncia muito especial. PorĂ©m, tenho muito medo que esta seja uma das Ășltimas vezes que vou ouvir os sempre engraçados “pop pop pop”, ou seja, os velhos Pops and Bangs deste tipo de carros mais fora da caixa.
O GTI Clubsport!
Estamos aqui a falar de um motor TSI 2.0 com uma transmissĂŁo DSG bastante afinada para tirar o melhor que esta combinação tem para oferecer. O Golf GTI Clubsport Ă© um automĂłvel que lhe dĂĄ um outro tipo de confiança, isto ao mesmo tempo que oferece agilidade, velocidade, e segurança. Ă uma experiĂȘncia que todos os condutores deveriam ter pelo menos uma vez na vida.
Clubsport porquĂȘ?
Esta Ă© uma versĂŁo mais poderosa do velho GTI, ao contar com mais 55 cavalos, e mais alguns detalhes que nĂŁo revolucionam a experiĂȘncia, mas que a melhoram um pouco face ao modelo original.
Conforto num carro que nĂŁo parece confortĂĄvel!
A posição de condução deste GTI Ă© incrĂvel, isto dito por um condutor com 1m90 e quase 100 kg. Algo que me surpreendeu, porque visto de fora, parece que temos algo muito mais compacto do que aquilo que Ă© na realidade. Mas, no fim do dia… Ă um Golf.
Tudo isto significa que apesar da sua potencial performance no asfalto, este Golf “mais especial” pode ser um carro para o dia-a-dia, apenas tem de mexer um pouco nos modos de condução.
- Nota: PorĂ©m, como Ă© Ăłbvio, nĂŁo vai ter os mesmos consumos de um modelo 1.5 TSI ou similar. Os consumos nĂŁo sĂŁo exagerados se tiver cuidado com o pedal, mas como tambĂ©m deve imaginar, comprar um GTI para levar os filhos Ă escola Ă©… parvo…
Porém, ao ser um Golf, sofre dos males do modelo mais calmo. Na verdade, dos mesmos problemas de muitos dos automóveis do grupo VW. Temos botÔes touch no volante, bem como um sistema de entretenimento na consola central que tenta fazer demasiado com controlos que não dão qualquer feedback ao utilizador. (Mas, a VW jå anunciou que isso vai mudar num futuro próximo!)
GTI vs R
O GTI nĂŁo Ă© tĂŁo rĂĄpido, tĂŁo veloz ou tĂŁo ĂĄgil quando comparado ao mais caro R. Mas, tambĂ©m nĂŁo fica muito longe, e compensa tudo isto com os tradicionais detalhes GTI a vermelho, e um corpo bastante mais jovial. O GTI Clubsport tambĂ©m parece mais “soltinho” de traseira se porventura quiser arriscar.
ConclusĂŁo
Ă um Golf, mas Ă© um Golf que anda que se desunha, com um design bastante mais fora da caixa, mas capaz de agradar atĂ© aos mais velhos. Espero que esta nĂŁo seja a Ășltima vez que falo de um carro deste tipo.
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