(Ensaio) EX30: Um Volvo diferente, mas igual na qualidade!

(Ensaio) EX30: Na minha mais honesta opinião, a Volvo é uma das fabricante que melhor se está a “safar” nesta revolução elétrica, que tem estado a tomar conta do mundo automóvel.

Aliás, acho que a Volvo tem sido capaz de se reinventar, ao conseguir mostrar uma face que já não víamos há muitos e bons anos. Uma Volvo mais jovem, mais dinâmica, e mais interessante. Isto sem nunca perder a sua identidade, e no meio de tudo isso, muitos dos seus pontos fortes.

Foi exatamente por isso que adorámos o teste do XC40 Recharge há alguns anos atrás. Depois tivemos ainda a oportunidade de testar o C40 Recharge e afirmámos que este era o melhor elétrico do ano. Bem… e agora, tivemos também a oportunidade de testar o EX30! Um modelo completamente novo dentro da gama automóvel da Volvo.

O que achámos? Muito de bom, muito de Volvo, e algumas coisinhas a corrigir. Vamos por partes?

(Ensaio) Volvo EX30: Um carro que é igual e diferente ao mesmo tempo

Como explicar o que é um EX30?

Bem, este não é de todo um carro pequeno, é sim um SUV (mais) pequeno, (mais) compacto, e claro, mais amigo da carteira! Porém, apesar de ser considerado uma oferta de entrada de gama nas linhas Volvo, não é por isso que é mais fraco ou menos desejável.

Aliás, estamos muito provavelmente perante um dos elétricos que mais vai mexer no mercado! Tal é a qualidade do seu design, qualidade da sua construção, e talvez mais importante que isto, o seu dinamismo de condução.

Afinal, se há coisa que tenho sempre em conta neste tipo de análise, é a aceleração que acaba por quase sempre definir um veículo elétrico. Não por ser muita ou pouca acelaração, mas sim na forma como esta é implementada. Afinal, estamos a falar de um Volvo, e por isso mesmo, estamos a falar de um veículo limitado aos 185 km/h, mas… A forma como chega lá… É realmente muito bem pensada, e até mexe um bocadinho com a nossa alma.

Sim, podemos dizer que o EX30 não é de todo um carro elétrico pensado para a performance, ou para quebrar recordes.

Porém, se quiser sair de uma situação mais complicada, acredite em mim, vai tirar muito sumo desta laranja.

Entretanto, vale ainda a pena salientar que este é um automóvel que chega ao mercado e rapidamente tem de lidar com outros pesos pesados como é o caso do Renault Mégane E-Tech, o Smart #1, ou o Kia Nero EV. Mas, é também um veículo que tenta ser diferente, ao mesmo tempo que oferece tudo aquilo que tem separado a Volvo de todas as suas rivais.

O EX30 é um SUV inteligente na forma como funciona e foi desenhado, é veloz, é incrívelmente ágil, e é também capaz de ser bonito apesar de simples, mas acima de tudo, é um carro extremamente seguro.

Uso no dia-a-dia, e Qualidade Interior

Sendo um elétrico de entrada de gama Volvo, temos mais plásticos rijos do que aquilo que poderia considerar normal para a marca. No entanto, decisões inteligentes no design e materiais utilizados, acaba por anular aquele som fatídico de plásticos a fazer barulhos “baratos” contra as unhas da nossa mão. Que não são assim tão numeros, mas existem.

É também um carro extremamente focado na praticabilidade, sendo exatamente por isso que temos um ecrã central pronto a controlar tudo aquilo que se passa no dia-a-dia. – Um pouco à imagem daquilo que já acontece nos Tesla Model 3 e Model Y. Uma decisão que tem os seus pontos positivos, mas também alguns negativos. – Bem como formas discretas mas inteligentes de arrumar a tralha do nosso dia-a-dia, como o telemóvel, as chaves, as compras de mercearia, etc… Tudo graças a uma consola central cheia de sítios que até se dobram para arrumar mais “coisas”, bem como um sítio no apoio de braço que se estica para meter garrafas ou ainda mais tralha. Até o porta-luvas está num sítio estranho, mas ainda assim é capaz de oferecer mais algum espaço extra.

Quer um exemplo de inteligência no design? Sendo um SUV compacto, o espaço traseiro para passageiros não é de todo o maior que vai ver no mundo automóvel. Porém, a Volvo foi inteligente e desenhou os bancos para terem um “corte” que os torna mais espaçosos. Não vai conseguir meter muitos amigos ou familiares com 2 metros de altura nos bancos de trás, mas meter cadeirinhas para os míudos, ou fazer viagens confortáveis com passageiros, acaba por ser extremamente fácil.

Segurança

Depois de falar da possibilidade de meter a nossa família dentro deste automóvel, que temos de falar um pouco sobre a segurança que a Volvo traz para cima da mesa com este EX30.

Este SUV é extremamente inteligente, cuidadoso, e por isso equipado com muitas funcionalidades pensadas apenas e só para manter seguro quem vai ao volante, e claro, quem vai a acompanhar o condutor.

Aliás, apesar do facto de não termos qualquer informação à nossa frente (velocidade, piscas, etc… Está tudo no ecrã central). A realidade é que temos vários sensores apontados para nós. Para quê? Simples! Para que o carro consiga perceber se está realmente atento à estrada, se está cansado, e por isso mesmo, se está prestes a ter um acidente.

Além disso, para quem ainda tem algum receio de carros grandes no dia-a-dia, especialmente na parte do estacionamento, temos a possibilidade de estacionar o carro de forma completamente automática, até nos espaços mais apertados, isto ao mesmo tempo que temos câmaras à frente, nas laterais, e atrás. Aliás, até temos visão 360º.

Motorizações, Baterias e Performance

Existem três alternativas disponíveis para motorização e baterias, que podem ser descritas como as opções mais barata, de maior alcance, e claro, a mais “desportiva”. A versão com menos autonomia chega ao mercado com 340 quilómetros, isto enquanto a versão com mais bateria é capaz de oferecer uns mais interessantes 480 quilómetros. (Consumos combinados = Cidade + Autoestrada)

Entretanto, como é óbvio, tal e qual como num carro a combustão, a autonomia que vê no visor é sempre diretamente proporcional ao pé do seu pé no acelerador.  

Este EX30 é um carro muito honesto na autonomia que tem para lhe oferecer. Assim, se estiver com uma condução mais dinâmica, como decidi ter (sem vergonha!) nos primeiros dias de teste, andei ali com uma autonomia à volta dos 280 quilómetros com a bateria cheia. Nos últimos dias fiz reset às médias, e andei com muito mais calma, com a autonomia a subir para os 360 quilómetros, sem grandes dificuldades.

Sou muito honesto, graças ao dinamismo e forma como o EX30 é capaz de meter a sua cavalagem no asfalto, é muito complicado manter médias de consumo baixas. Mas, é como tudo, quando deixa de ser novidade, é mais fácil poupar “combustível”, neste caso eletrões.

É que caso ainda não tenha percebido, todas as versões do EX30 são extremamente divertidas de conduzir.

É um SUV que se faz muito bem à estrada, que se agarra nas curvas. Aliás, até em condições francamente más, como têm sido os últimos dias de chuva na zona de Lisboa, é capaz de mostrar aquilo que vale.

Fiz cerca de 1000 quilómetros com o EX30 nestes 6 dias de teste, e posso dizer sem quaisquer dúvidas. É uma outra aposta incrivelmente boa da Volvo. Acho que continuo a preferir o C40, mas, não pertencem à mesma gama de preços.

Por falar em preços, o EX30 começa nos 37.900€. (Link)

Conclusão

Resumindo e concluíndo, o EX30 aparece como um Volvo de nova geração. Isto com uma filosofia de design renovada, mas ainda assim a contar com tudo aquilo que a fabricante tem de bom para oferecer.

Como pontos negativos, posso dizer que gostaria de ter mais informação à minha frente. Não sou o maior fã de me ver obrigado a contar com um “tablet gigante” de forma a ter acesso a tudo, ou a quase tudo, dentro deste carro. Ainda assim, com algumas atualizações de software, para deixar a interface mais arrumada e legível. Até isso pode passar a ser apenas um detalhe com pouca significância num carro que é pura e simplesmente incrível.

Em suma, ter como única queixa o “tablet”, é um excelente sinal para a Volvo!

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também