A BYD é um caso sério no mercado Português! Acho que nunca se viu uma fabricante a ter tanto sucesso, num espaço tão curto de tempo. Afinal de contas, apesar do facto de ter chegado há mais ou menos 1 ano, a fabricante já vendeu cerca de 3000 carros no nosso território.
Um resultado tão bom, que a ambição teve obviamente de crescer para o futuro imediato, com mais modelos a chegar ao nosso mercado, preços apelativos, e claro, muito mais vendas.
Mas isto não acontece apenas e só porque a BYD oferece alternativas focadas na qualidade-preço. Acontece porque os seus carros são de facto muito bons. Sendo exatamente por aqui que temos de começar a falar do Han, um automóvel que nos impressionou de forma quase absurda.
Grita qualidade!
(Ensaio) BYD Han – Qualidade Chinesa Pura!
Portanto, o BYD Han é carro pensado para o luxo, pensado para aquele executivo “old school” que não dispensa o seu Audi ou BMW. As suas especificações, tecnologia, design, e qualidade de construção, mostram tudo aquilo que a esta recente fabricante é capaz de fazer.
Especificações Técnicas
- Motorização: 517 cavalos (700 Nm)
- Bateria: 85.4 kWh FLP
- Autonomia: 520 quilómetros.
- Tamanho: 5 Portas // 4995mm * 1910 mm * 1495 mm
- Preço: 70 mil €
BYD continua a crescer!
Como dissemos em cima, a BYD está a impressionar em Portugal, e não só. O que muito se deve ao facto de a BYD, um pouco à imagem da Tesla, desenvolver e produzir os seus próprios componentes, onde temos de salientar a bateria.
É por isso que a BYD está em segundo lugar no mundo dos carros elétricos, e de facto, foi capaz de ultrapassar a Tesla no terceiro trimestre de 2024.
O Han!
Tivemos um Han ao nosso dispor durante 5 dias, onde tivemos a oportunidade de usufruir de qualidade absurda em cima de 4 rodas.
Sim, os carros mais populares da BYD em Portugal são o Seal, e claro, o Atto3, que são os mais orientados ao consumo, ou seja, ao condutor casual. Porém, este Han é diferenciado, é outro nível de qualidade, e a sua capacidade de condução segue nessa mesma exata linha.
Afinal, além do facto de ter um perfil de qualidade extrema, temos também um perfil capaz de nos fazer lembrar do Porsche Taycan. Plásticos baratos não existem no interior, e a atenção ao detalhe está em todo o lado. O BYD Han sua elegância e luxo.
Ainda assim, apesar de ser um automóvel “caro” para a nossa realidade, é muito mais acessível que os seus verdadeiros rivais.
Interior e Tecnologia
Honestamente, apesar de todas as qualidades dos automóveis da BYD, e da integração de várias tecnologias importantes, continuo a achar o software demasiado simples. No fundo, demasiado Chinês.
É um ponto em que a BYD tem de melhorar, porém, ecrãs são coisas que não faltam, temos ajuda a travagem (dianteira e traseira), alertas de sinais de trânsito, um total de 8 sensores de estacionamento, Cruise Control Adaptativo, etc… Felizmente, se é facilmente irritado por avisos sonos (os agora normais “pipipipi”), fique a saber que os pode desativar a partir das definições. Porém, vai ter de os desativar sempre que ligar o carro.
É também preciso dizer que temos suporte a Android Auto e Apple CarPlay. Por isso, o facto de o software ser “meh”, acaba por ser um não assunto. Pode pura e simplesmente utilizar o seu telemóvel, ao mesmo tempo que o carrega nos 2 sítios de carregamento sem fios dentro do habitáculo (15W).
Quanto à qualidade interior… É absurda!
Muita qualidade, muita atenção ao detalhe, e talvez mais importante que tudo isto, muito conforto. Nunca vai ter aquela ideia tão Portuguesa de “isto vai descolar tudo ao sol”.
Condução
Temos performance, suavidade e conforto. É o que faz sentido num carro deste segmento, pensado para um utilizador mais exigente, que mete a qualidade acima de tudo.
Se quiser pisar o pedal, o Han vai responder. Mas vai responder com classe. Não vai bater com a cabeça no banco. Vai dar uma leve batida com a nuca, e vai dizer adeus a quem estava parado ao seu lado no semáforo vermelho.
Não vai sentir buracos, pedras, etc… É um carro extremamente robusto, com uma suspensão incrível. Vai sentir toda a classe nos seus pés e nas suas mãos.
Consumo e Carregamento
A bateria é de 86 kWh, ficando um pouco atrás da capacidade que alguns rivais trazem para o mercado, nomeadamente os rivais provenientes da Alemanha.
Porém, isto tem uma razão de ser. A BYD aposta em baterias Blade, por sua vez baseadas na tecnologia LFP (LiFePO). Não é possível (ainda) chegar às capacidades absurdas que por vezes vemos no mercado, porém, apesar dessa desvantagem, temos várias vantagens interessantes.
Estas baterias não aquecem tanto, podem sofrer danos que não causam incêndio, e também trazem um ciclo de vida muito superior ao normal, ao estender a garantia de manutenção de capacidade até aos 2000 ciclos de carga-descarga. Aliás, a BYD até menciona 5000 ciclos de varga, o que por sua vez traz uma garantia de 8 anos, ou 160 mil quilómetros.
Dito isto, além da capacidade ser uma desvantagem, também não é possível carregar estas baterias de forma tão rápida face ao que é normal no mercado hoje em dia. De forma muito resumida, a BYD garante carregamentos rápidos a 120kW DC, e 6.6 kW AC.
O que não é de todo um “deal-breaker”, porque o BYD Han cumpre com os números de autonomia que promete. Ou seja, se andar 10 quilómetros na vida real, é exatamente esse o número que vai ver substraído no ecrã do seu automóvel. São 521 quilómetros, que se não conduzir com um pé muito pesado, vão mesmo significar 521 quilómetros percorridos, ou pelo menos um número muito perto deste.
Conclusão
Qualidade de construção, design apelativo, e um nível de performance e equipamento acima da concorrência a um preço mais baixo. O BYD Han é isto! Não é barato, mas para o que é, é de facto muito mais acessível que a concorrência direta.
O sistema de infotainmento fica aquém, mas pode ser corrigido através de atualizações ou uso de Apple CarPlay/Android Auto, o carregamento não é impressionante mas cumpre, e por fim, o tamanho do porta-bagagens poderia ser melhor, mas este também não é um carro familiar.
Em suma, se fosse um executivo importante, não me importaria nada de este carro ao meu serviço.