O BMW iX2 é um automóvel estranho aos olhos de muitos condutores, com muitos outros a afirmarem que também é uma versão cara daquilo que a gigante Alemã tem para oferecer neste novo mundo da eletrificação. Ainda assim, a realidade é que em 2024, o BMW iX2 é um automóvel muito competitivo no campo do preço. (Link)
Afinal, tudo começa nos 51.100€ para a versão eDrive 20, subindo para os 57.600€ da mais potente versão xDrive 30. Desta forma, o BMW iX2 está em linha com muitas das propostas das suas rivais diretas, porém, com alguma magia extra que só a BMW sabe meter nos seus veÃculos.
Vamos por partes?
(Ensaio) BMW iX2 – Pouco consensual mas muito divertido!
Prós
- Performance
- Design
- Espaço
- Tecnologia
Contras
- Autonomia (Consumos)
Design
O design dos SUVs mais pequenos da BMW dá sempre muito que falar, mas, na minha opinião, este estilo mais coupé fica a matar neste automóvel que parece muito mais focado no público mais jovem.
O iX2, especialmente nesta cor vermelha, tem um carácter muito mais robusto e desportivo, o que claro está, faz algum sentido, visto que a BMW impolementa aqui a estratégia SAC (Sports Activity Coupé), que reforça todos esses aspetos que me alegraram a alma.
É um SUV que é tudo menos “quadrado”, algo cada vez mais comum no mercado, especialmente nos automóveis de maiores dimensões. Porém, isto também tem algumas desvantagens, porque o espaço para os passageiros é um pouco reduzido, especialmente se tiver os meus 1m90 de altura.
Ainda sobre o design, a frente do automóvel é “sexy” graças à sua grelha hexagonal, que acredito dar mais alguns créditos ao design mais desportivo do automóvel. De lado é um carro menos consensual, por apresentar uma mistura de linhas que pode não cair no goto de alguns condutores, mas, chegando à traseira, temos um carro muito BMW, e por isso muito apelativo ao olhar.
Vale ainda a pena referenciar as jantes de grandes dimensões, bem como a grelha iluminada, que dão uma outra personalidade ao automóvel.
Performance e Autonomia
Isto vai sempre depender da motorização que escolher, visto que a versão eDrive 20 conta com 204 cavalos de potência, e uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em mais ou menos 8.6 segundos, isto enquanto a versão xDrive 30 já aumenta os números para 313 cavalos d de potência, com uma aceleração que baixa para os 5.6 segundos.
Ambas as versões contam com uma bateria de 66.5kWh, que por sua vez promete oferecer uma autonomia à volta dos 400~450 quilómetros. O carregamento AC é de 11kW e o carregamento DC fica pelos 130kW, o que por sua vez significa que vai conseguir carregar cerca de 70% da bateria em 30 minutos.
Em suma, em qualquer uma das suas versões, o iX2 não é um carro extremamente veloz, mas é um SUV capaz de lhe dar um bom feeling de condução em todas as curvas, ao mesmo tempo que lhe oferece uma das maiores vantagens da condução puramente elétrica, que é o binário quase instantâneo.
Quanto aos números reais, eu que faço percursos mistos com alguma autoestrada, consegui chegar aos 300 quilómetros sem grandes dificuldades, quase sempre a puxar de forma mais agressiva pelo acelerador. É o normal! Porém, há modelos dentro do mesmo segmentos com melhores números neste campo, como é o exemplo do Mercedes EQB. Ainda assim, no conjunto, prefiro o iX2 por parecer ter uma identidade muito mais bem definida, e mesmo com números de consumos mais altos, continua a ser mais do que o suficiente para a grande maioria dos condutores.
Espaço Interior?
Como dissemos em cima, espaço é algo que não abunda no iX2, especialmente para os passageiros atrás. Ainda assim, esta versão é ligeiramente mais comprida e mais alta que a anterior, e por isso até temos algumas melhorias que resultam em mais espaço para as pernas, porém, para a cabeça, ao ter um perfil coupé, é complicado para tripulantes mais altos.
Relativamente a bagageira, o iX2 não tem um “frunk” ou seja, um espaço de carga na frente. Em vez disso, aposta tudo na sua bagageira tradicional ao oferecer 525 litros de espaço.
Tecnologia
Como qualquer carro moderno, o BMW iX2 tem acesso a vários sistemas de apoio à condução para garantir a sua segurança em estrada. Estamos a falar de Lane Assist, travagem automática de emergência, Head-Up Display para não ter de olhar para os sistemas de entretenimento. Temos ainda de incluir assistante de estacionamento com visualização 3D, entre muitas outras coisas.
Já que se falou das ajudas à condução, temos ainda de falar dos ecrãs do habitáculo, como é o caso do ecrã de 10.25” para o condutor, e ecrã de 10.7” para o sistema de entretenimento. Vale ainda pena dizer que temos acesso ao BMW OS 9, que permite integração do smartphone, streaming de vÃdeos, download de jogos, entre muitas outras coisas.
Garantia
A BMW oferece uma garantia de 3 anos e sem limite de kms para o BMW Ix2 que é válida em todos os paises da união Europeia. (Nos casos em que o programa de manutenção da marca está a ser cumprido).
Conclusão
O BMW iX2 é um carro que não é consensual. Isso é óbvio! Porém, aos meus olhos, foi uma experiência de condução realmente muito apelativa, e segura e estável. Pessoalmente, não me importaria nada de ter um em casa.
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