A Audi A6 Avant TFSIe foi um dos ensaios mais interessantes que tive a oportunidade de fazer nos últimos meses, naquilo que foi uma carrinha que primeiramente estranhei, mas ao longo dos dias, enquanto a tentava levar ao limite, começou a entranhar.
Esta Audi A6, numa motorização Plug-In, é um compromisso perfeito entre o mundo a combustão, e o mundo elétrico, ao oferecer uma boa autonomia puramente elétrica (~60Km), ao mesmo tempo que oferece uma performance absolutamente incrÃvel, naquilo que é um veÃculo que não se deveria sentir tão desportivo, e tão agarrado à estrada. Fiquei agradavelmente surpreendido.
(Ensaio) Audi A6 Avant Plug-In: Que carrinha!
Portanto, como parte das atualizações desta carrinha, a Audi equipou a A6 Avant TFSIe com um sistema hÃbrido de maior capacidade, o que claro está, significa 60 quilómetros de autonomia puramente elétrica.
Além da poupança, isto também significa elevados nÃveis de performance (299cv combinados), e incrÃvel dinamismo, graças à atuação do motor elétrico em qualquer arranque, ou situação em que ache necessário precisar de mais “power”.
Mas o que realmente surpreende não é a potência, ou a autonomia, é a segurança! É o controlo que esta carrinha nos mete nas mãos em toda e qualquer situação. IncrÃvel, porque a Audi A6 Avant pesa 2 toneladas!
Porém, aqui temos de salientar que para ter todo este controlo, e potência, é necessário manter a bateria carregada. Como qualquer carro Plug-In, a coisa só funciona se carregar antes da sua utilização. Se andar sem bateria, pode dizer adeus aos 299cv, aos 6s dos 0 aos 100 km/h, etc… (Carregamento demora 2h30 com a potência máxima de 7.4KWh, ou 6 horas, através do carregador de 10A que vem incluÃdo com a carrinha).
Entretanto, como dissemos em cima, apesar do seu peso, a Audi A6 Avant oferece um dinamismo absolutamente incrÃvel, o que muito se deve ao sistema quattro, capaz de lhe oferecer toda uma outra segurança quando entra numa curva, mesmo com velocidade exagerada.
Para complementar todo o sistema, temos a componente elétrica capaz de meter 450nm no chão, com a ajuda da caixa automática S-Tronic (DSG), o que claro, significa muita força, mas ainda assim, sempre com muito conforto.
Aliás, o conforto é a imagem de marca desta carrinha durante todo o teste. Quer vá a 90km/h, ou a 250km/h, está confortável, e não ouve nada vindo lá de fora.
Espaço e Qualidade de Construção
No campo do espaço, numa carrinha tão grande, não é de todo um problema. Porém, como temos de arranjar espaço para a bateria e motor elétrico, existem algumas diferenças face às versões a combustão, como é o desaparecimento do espaço para o pneu sobresselente na bagageira, e claro, a redução do espaço da mesma.
Ainda assim, a qualidade de construção é absolutamente incrÃvel, e muito à imagem da Audi. É uma carrinha que pode encher que nem um ovo, e seguir viagem sem qualquer problema, porque toda a população está confortável.
Conclusão
Em suma, a Audi A6 Avant é uma carrinha incrÃvel, que me impressionou até dizer chega! Tudo muito graças à maravilha da engenharia que é a motorização hÃbrida do Grupo Volkswagen, aqui implementada muito à “maneira da Audi”.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!