Quando os jogadores começaram a ouvir falar de consolas de nova geração super poderosas, capazes de rivalizar com alguns dos PCs mais poderosos do mercado… É fácil dizer que rapidamente pensaram que os 30FPS fariam finalmente parte do passado, e que seria completamente normal jogar todo e qualquer jogo a 4K e a pelo menos 60FPS estáveis. Pois é meus amigos… Parece que as coisas não vão ser bem assim!
Afinal de contas, apesar da PS5 e Xbox Series X chegarem ao mercado com hardware capaz de chegar aos 120FPS em altas resoluções, alguns estúdios preferem caprichar mais no detalhe gráfico, apostando nos tradicionais 30FPS.
Mas será que isto ainda faz sentido em 2020? Matt Hargett (ex-engenheiro de software da Sony) explica a situação
Portanto, de acordo com Matt Hargett, a ideia dos developers é adotar os 30FPS para manter o jogo com um visual mais ‘cinemático’. Contudo, esta não é a única ‘desculpa’! É que em boa verdade, a grande maioria das TVs em casa dos jogadores, não suportam altas taxas de atualização, por isso, os estúdios sentem que não faz sentido largar já os 30FPS. (A maioria das TVs 4K ‘baratas’ apenas consegue alcançar os 4K 60Hz, ou se puxar pelo HDR, 4K 30Hz.)
Em suma, como não é possÃvel exibir conteúdo HDR com clareza em 4K 60FPS, os estúdios preferem apostar tudo nos 4K 30FPS. Desta forma, é possÃvel oferecer uma maior qualidade de imagem, em TVs de entrada de gama. Um exemplo disto é Assassin’s Creed Valhalla, que deverá mesmo chegar ao mercado limitado nos 30FPS.
Contudo, também já temos alguns jogos a caminho do mercado com suporte aos 120Hz, como Dirt 5, que já tem este modo confirmado na Xbox Series X.
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