É seguro encher pneus de nitrogénio com ar normal?

Provavelmente já deu conta que alguns pneus têm tampas verdes nas válvulas de ar. Isto não acontece por uma questão de estética mas serve para indicar que os pneus estão cheios com nitrogénio em vez de ar normal. Há vantagens nisso, mas nem sempre é fácil encontrar um local onde se possa reabastecer de nitrogénio. Para além disso é mais caro. Isto leva a uma questão importante. É seguro encher pneus de nitrogénio com ar normal em caso de necessidade?

Não vamos criar muito suspense. A resposta é sim, é completamente seguro encher pneus de nitrogénio com ar normal. Não há qualquer diferença física entre os pneus cheios de nitrogénio e os que contêm ar normal. São o mesmo produto, apenas enchidos com dois gases diferentes. Por isso, se tiver pneus normais e quiser utilizar nitrogénio, pode fazê-lo.

No entanto, depois, terá de visitar uma oficina de reparação automóvel ou uma loja de pneus equipada com nitrogénio e, provavelmente, terá de pagar a um técnico para drenar o ar existente nos pneus e voltar a enchê-los com nitrogénio.

Em comparação com o ar normal, que muitas lojas fornecem gratuitamente, o nitrogénio pode ser uma despesa desnecessária.

Vale a pena encher os pneus com nitrogénio? 

Eventualmente isto foi algo que já lhe perguntaram e provavelmente disse que sim. A primeira coisa que tem de saber é que com pressões iguais, um pneu cheio de nitrogénio não terá um desempenho melhor do que um pneu cheio de ar normal, que, aliás, é composto por 80% de nitrogénio, mas permanecerá cheio durante um período mais longo.

reparar um furo, ar a mais nos pneus, Luz de pressão dos pneus acendeu, Alguns pneus afetam a autonomia dos veículos elétricos!

A razão para isto é o tamanho das moléculas de nitrogénio. Assim são maiores do que as moléculas de oxigénio. Por isso, têm menos probabilidades de escapar através de fendas ou de variar com as mudanças de temperatura. Isto assegura uma pressão de pneu mais uniforme e estável e é especialmente útil em pneus de baixo perfil.

O nitrogénio também ajuda a reduzir a humidade no interior do pneu, que pode causar uma deterioração prematura. É interessante notar que as indústrias da aviação e dos camiões utilizam o nitrogénio há anos. Nomeadamente para reduzir o risco de falha dos pneus devido ao sobreaquecimento.

No entanto, apesar destes benefícios, não se deve assumir que a utilização de ar normal é inadequada. Quando feita corretamente, a manutenção regular da pressão dos pneus com ar produzirá resultados semelhantes aos da inflação com nitrogénio em termos de consumo de combustível e retenção da pressão.

Se preferir a opção do nitrogénio, terá um custo adicional por pneu. Entretanto é sempre importante recorrer a um técnico consciencioso que saiba utilizar corretamente o dispositivo de medição de nitrogénio. É que a concentração do gás no interior do pneu deve ser de pelo menos 95% para ser eficaz.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também