A PlayStation 3 chegou ao mercado no distante ano de 2006, tendo como base um dos processadores mais curiosos, mas na verdade, mais complexos de que há memória no mundo das consolas… O Cell.
É exatamente por isto, que apenas em 2021, foi possível fazer ‘boot’ à totalidade da biblioteca de jogos da velha consola da Sony, a partir do famoso emulador RPCS3. Estamos a falar de cerca de 2280 jogos (Segundo a lista da Wikipedia), que podem ser agora inicializados no emulador. No entanto, inicializado não quer dizer que seja jogável.
Emulador da PlayStation 3 já suporta todos os jogos!
Portanto, dos quase 2300 jogos lançados para a PlayStation 3, o emulador mais famoso da consola consegue agora fazer ‘boot’ a todos eles. Um emulador que chegou à internet originalmente em Maio de 2011, e desde aí tem melhorado em todos os seus aspetos de forma gradual.
Dito isto, como dissemos em cima, dizer que o jogo é ‘bootable’ não significa que este seja jogável. É exatamente por isto que a equipa responsável pelo emulador separa os jogos em 5 categorias:
- Nothing (Nada)
- Loadable (Bootável)
- Intro (Vai até ao menu)
- In-Game (Entra no jogo)
- Playable (Jogável)
A primeira tem agora 0 jogos na lista, com a segunda lista a contar apenas com 0.19% dos jogos, e a terceira a ficar pelos 5.75% dos jogos da lista. Infelizmente, 30.57% dos jogos ainda estão na fase “In-Game”, ou seja, dá para jogar, mas é impossível avançar muito, ou finalizá-los devido a erros críticos.
Entretanto, fica a saber que este emulador funciona em Windows, Linux e FreeBSD, precisando de pelo menos 4GB de memória RAM (8GB recomendados), um processador x86-64, e claro, uma placa gráfica compatível com OpenGL 4.3 ou Vulkan. Dito tudo isto, é boa ideia ter o PC mais poderoso possível, para jogar os jogos compatíveis no seu potencial máximo. (Como é óbvio, o download de ROMs é ilegal. Mas se por acaso tem uma PS4 ou uma PS5, pode aproveitar este emulador para jogar os jogos que já tem perdidos por casa).
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!