Ainda sou do tempo em que um qualquer emulador tinha de ser instalado numa máquina pelo menos 10x mais poderosa que a original, de forma a conseguir correr de forma “decente” a grande maioria dos jogos.
Bem, os tempos mudaram, e apesar de na realidade a Nintendo Switch nem ser assim tão poderosa quanto isso, a verdade é que ver a popular consola hÃbrida da Nintendo a ser emulada num smartphone Android, com vários jogos a tocar nos 60FPS, é simplesmente incrÃvel.
A Nintendo Switch foi lançada em 2017, mas já está a ser emulada, em pleno, em smartphones Android lançados no ano de 2020.
Emulador Nintendo Switch para Android corre a 60FPS!
Portanto, estamos a falar do emulador Yuzo, que aparece agora nos smartphones Android, com elevados nÃveis de performance. Óbvio que, pelo menos por enquanto, a performance ainda depende de jogo para jogo. Porém, também é óbvio que a atual gama de smartphones Android é mais do que capaz de aguentar o emulador, e claro, daqui para a frente, a performance e compatibilidade vai apenas melhorar.
Dito isto, por enquanto o emulador apenas funciona em smartphones baseados em processadores Qualcomm Snapdragon. Ou seja, se porventura tem um aparelho topo de gama Samsung Galaxy de anos anteriores, é muito provável que não seja capaz de correr este emulador, devido ao uso de processadores Exynos. (A equipa afirma que as drivers dos SoC Qualcomm são mais robustas, e por isso mais fáceis de utilizar).
Além do SoC, a equipa também afirma que é necessário um Snapdragon 865 ou melhor, e pelo menos 8GB de memória RAM. Na parte do software, é necessário ter pelo menos Android 11.
Os jogos que melhor correm na atual versão do emulador são Super Mario 3D World + Bowser’s Fury, Zelda: Skyward Sword HD, Super Smash Bros. Ultimate, etc… Infelizmente, jogos como Zelda: Breath of the Wild ainda não correm muito bem, mas isso é uma questão de tempo.
Dito tudo isto, o emulador Yuzo para a Nintendo Switch está disponÃvel na Google Play Store. Existe também uma versão para PC, aqui.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!