Ao que tudo indica, o RPCS3, ou seja, o emulador free (open-source) mais poderoso e mais popular da PlayStation 3, consegue ter uma performance superior, se por ventura desativar os núcleos focados na eficiência, nos recentemente lançados processadores Intel Core 12000.
É estranho… Mas é verdade!
Emulador da PS3 fica mais rápido sem os núcleos E dos Intel Core 12000
Portanto, de acordo com alguns testes da equipa por detrás do emulador RPCS3, os novos processadores Intel Alder Lake (Core 12000), têm um aumento de performance muito significativo quando os núcleos E são desativados. Ou seja, quando os núcleos de processamento focados na eficiência, ficam arrumados na gaveta. Mas não é estranho ter mais performance, com menos núcleos ativos?
Ao fim ao cabo, caso não saiba, os novos processadores da Intel são baseados numa configuração híbrida. Ou seja, um design big.LITTLE. Contando com um misto de núcleos, uns mais rápidos e por isso, mais sedentos de energia (Núcleos P), e outros, menos rápidos e mais eficientes no campo energético (Núcleos E).
Mas a diferença não está apenas no desempenho propriamente dito, visto que os núcleos P são baseados na arquitetura Golden Cave. Por isso, conseguem executar instruções AVX-512 com muita facilidade. O problema aqui, é que este ‘boost’ AVX-512 apenas está disponível quando os núcleos E estão ‘desligados’. Desta forma, devido a problemas de software, que claro está, olha para o processador como um ‘todo’… Ter mais processadores, pode acabar por significar uma quebra na performance.
Curiosamente, os núcleos E não de todo ‘lentos’, são tão rápidos como os núcleos que podemos encontrar nos processadores Intel Core 8000, 9000 ou 10000. No entanto, devido a este problema, em vários casos (não apenas neste emulador), é mais fácil ter um aumento de performance, apenas com os núcleos P em jogo.
Por fim, para ter noção, mesmo com os núcleos E desligados… Existe um aumento de performance de mais ou menos 15%! Isto, se comparar-mos o novo Intel Core i9-12900K ao ‘velho’ i9-11900K.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!