Pelos vistos, a Huawei não é única empresa a perder grandes quantidades de dinheiro, com a proibição imposta por Donald Trump. Afinal, várias fabricantes de micro-processadores e outros componentes, que normalmente fornecem a gigante Chinesa, irão ter uma grande mossa financeira, graças a esta brincadeira.
E por isso, já começaram a meter alguma pressão no governo Norte Americano.
Portanto, de acordo com a Reuters, executivos da Intel e Xilinx, reuniram-se com o Departamento do Comércio no fim do mês passado, para discutir o caso Huawei e a ‘Entity List’. Que como deve saber, proíbe todas as empresas Norte Americanas de fazer negócio com a fabricante de smartphones Chinesa. (Sem uma licença especial do governo.)
Similarmente, a Qualcomm também já teve direito à sua reunião, para discutir o assunto.
Aliás, a SIA (Semiconductor Industry Association), confirmou que ajudou a combinar estas reuniões, entre as empresas e o governo Norte Americano.
Contudo, as empresas não estão a por em causa, o risco de segurança de utilizar equipamento 5G Huawei. Mas estão a argumentar, que os seus smartphones e servidores, continuam a ser um risco. Ainda mais agora, que os componentes já não são ‘Made in USA’.
“Isto não é para ajudar a Huawei. É para prevenir problemas às empresas Americanas”
Afinal de contas, dos 70 mil milhões de dólares que a Huawei gastou na compra de componentes em 2018. 11 mil milhões foram parar aos cofres de empresas Norte Americanas. Aliás, a Broadcom avisou imediatamente, que esta tensão entre os US e a China, irá significar um rombo de 2 mil milhões de dólares apenas em 2019.
No entanto, quem está a sentir a proibição na pele, é mesmo a Huawei!
É inegável que os consumidores já vão de pé atrás, a qualquer loja de smartphones. E muito provavelmente torcem o nariz à compra de um produto Huawei. Além disto, a empresa já teve de cancelar/adiar o lançamento de vários produtos.
Dito isto, a Huawei está à espera de uma queda de 40-60% nas remessas de smartphones enviados para as lojas, em 2019
A situação está tão má para a Huawei, que o Honor 20, que deverá chegar às prateleiras no dia 21 de Junho. Poderá muito bem ser removido logo a seguir ao seu lançamento. Já para não falar, que com os utilizadores com medo de ficar sem atualizações… As vendas deverão ser uma autêntica vergonha.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!