Empresa ‘estranha’ quer entrar no mundo das placas gráficas

Quando pensa em placas gráficas, é muito provável que se lembre da NVIDIA, da AMD, e provavelmente, mais recentemente, da Intel.

No entanto, parece que temos um novo nome pronto a bater o pé as estas gigantes, desta vez, vinda da China. Estamos a falar da Moore Threads, uma empresa com apenas um ano de existência, que aparentemente tem o grande objetivo de duplicar o número de threads concorrentes de 24 em 24 meses.

A questão no meio de tudo isto, é que quer fazer esta ‘brincadeira’ no mundo das placas gráficas! Em vez do já saturado mundo dos processadores.

Empresa Chinesa ‘estranha’ parece querer entrar no mundo das placas gráficas

Portanto, esta estranha empresa Chinesa acabou de garantir cerca de 313 milhões de dólares em investimento, na sua terra natal. Isto depois de a empresa já ter lançado a sua primeira geração de GPUs, que por enquanto, são tratados como GPUs ‘standard’ capazes de incluir renderização gráfica, computação paralela, decoding de vídeo, e capacidades IA.

É uma empresa focada em meter o dedo nos mais variados mercados, onde temos de salientar os centros de dados, servidores, workstations, e claro, o velhinho mas sempre confiável PC.

No entanto, verdade seja dita, em termos de performance, tecnologia, ou até processo de produção… Não sabemos nada! Está tudo muito envolto em mistério.

Rival à NVIDIA e AMD? E claro, à Intel?

Provavelmente não, pelo menos não no imediato. A NVIDIA e AMD têm um domínio absoluto do mercado de placas gráficas, com a Intel agora pronta a bater o pé às duas históricas deste mundo.

Entretanto, no lado da Moore Threads, o seu impacto vai ser primeiramente sentido no mercado asiático, e se a coisa correr bem, pode começar a aparecer alguma coisa no mundo ocidental. Mas lá está, apenas existe ‘hype’ à volta da empresa, sem grandes dados concretos… Ainda assim, uma coisa é certa, com a proibição à volta de várias empresas Chinesas, nomeadamente da Huawei, o mercado tecnológico Chinês fechou-se ainda mais, com grandes investimento nos mais variados segmentos. Será que vamos ver, a sair daqui, uma autêntica revolução do mundo ‘tech’?

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Será que a AMD, Intel e NVIDIA têm de se preocupar? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também