Empresa cria vaso robô para dar sol às suas plantas

As plantas necessitam da luz solar para poderem sobreviver e isto é um facto indiscutível. É por esse motivo que, por vezes, as plantas acabam por crescer em direções estranhas de modo a alcançarem as áreas onde há maior luz solar. Dentro de casa o problema tende a ser maior, uma vez que o sol nem sempre está presentes nos mesmos sítios ao longo do dia.

Existem muitas soluções para este problema e até o facto de se mudar as plantas de sítio ao longo do dia. No entanto, é algo pouco prático e a tecnologia pode ser utilizada para fornecer uma alternativa.

A pensar nisso a empresa de tecnologia chinesa Vincross criou um vaso robótico que se distingue de todos os outros por ter pernas embutidas. Estas pernas permitem que a planta persiga a luz solar pela casa. Assim, em teoria, pode colocar uma planta numa parte da casa onde esteja sem luz solar, que o vaso ao longo do dia vai procurar sozinho pelos locais onde está sol de modo a que a planta receba os nutrientes suficientes. À noite volta a rumar à posição original.

Além de poder acompanhar a luz do sol, este vaso especial também vem com outras funcionalidades, como a capacidade de detetar quando a planta necessita de água. Para já este robô ainda é um protótipo mas deverá passar a fase de produção muito em breve.

Este robô é baseado noutro modelo que já foi desenvolvido por esta empresa (e até já está disponível para venda). Mais informações podem ser encontradas aqui.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também