Emprego no cibercrime pode dar até 20 mil Euros por mês!

Os grupos de cibercrime estão cada vez mais a gerir as suas operações como um negócio. Assim promovem empregos na dark web que oferecem aos programadores e hackers salários mensais competitivos, folgas pagas e seguro em caso de doença. Num novo relatório da Kaspersky, que analisou 200.000 anúncios de emprego publicados em 155 sites entre março de 2020 e junho de 2022, grupos de hacking e grupos APT procuram contratar principalmente programadores (61% de todos os anúncios), oferecendo pacotes muito competitivos para os cativar. O trabalho mais bem pago visto pelos analistas da Kaspersky inclui um salário mensal de 20.000 Euros. Vamos então olhar para os pormenores deste emprego no cibercrime.

Emprego no cibercrime pode dar até 20 mil Euros por mês!

Os grupos de hacking também procuram preencher outras funções. Dito isto temos analistas de dados, programadores de malware e ferramentas, atores de compromisso inicial, especialistas em engenharia inversa, designers de sites e de e-mails de phishing e administradores de TI.

O pagamento médio a estes profissionais de TI varia entre os 1300 e os 4000 Euros. Isto por mês, com os designers a receberem os valores mais baixos. Por outro lado, os especialistas em engenharia inversa recebem o ordenado mais alto.

Normalmente oferecem aos candidatos emprego a tempo inteiro e um horário flexível.

Entretanto em alguns casos (8%), os trabalhadores remotos têm direito a férias pagas e licenças por doença. Isto mostra que alguns empregadores da dark web se preocupam em tornar as suas propostas o mais atrativas possível.

Estes pacotes de “emprego” são bastante competitivos em comparação com posições semelhantes nos mercados de trabalho legais e podem atrair profissionais desempregados ou jovens licenciados em TI que estão com dificuldades em encontrar um emprego.

O maior volume de anúncios foi publicado durante o 1º trimestre de 2020, o que coincide com as mudanças massivas provocadas pela pandemia COVID-19. Um segundo pico foi registado entre o 4º trimestre de 2021 e o 1º trimestre de 2022.

Como é feito o recrutamento?

Como parte do processo de contratação, os recrutadores realizam tarefas de teste criadas para determinar o nível de competência de um candidato no campo reclamado.

Em alguns casos, os recrutadores também olham para o CV ou portfólio fornecido. Depois um em cada quatro posts, falam de uma sessão de entrevista realizada com o candidato a emprego.

Entretanto em exemplos característicos vistos pela Kaspersky, um posto de trabalho prometeu pagar aos candidatos cerca de 300 dólares em BTC para uma atribuição de teste.

Outra oferta de emprego estabeleceu um processo em várias etapas onde o candidato tem de encriptar um DLL de teste em 24 horas, tornando-o totalmente indetectável por AVs.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também