Normalmente, é no lado Android que vemos uma adoção de tecnologias mais recentes e interessantes, com a Apple (quase) sempre apostar em tecnologias mais maduras e por isso mais fiáveis (e baratas). Na realidade isto até tem vindo a mudar, como podemos ver no lado do processo de produção, visto que a Apple quer estar sempre no processo mais avançado e mais caro (exemplo: TSMC 3nm).
Porém, no lado da memória RAM, a vantagem vai continuar no lado Android da coisa. Uma questão cada vez mais importante, tal é a aposta na Inteligência Artificial, que como deve saber, precisa de muita (e boa) RAM.
Em 2024 e 2025, a memória mais rápida está no Android!
Portanto, depois da aposta na memória LPDDR5X e LPDDR5T, tudo indica que vai ser no lado Android que vamos ver os primeiros chips de memória LPDDR6. A primeira fabricante a apostar na memória RAM de nova geração para o mundo mobile vai ser a Qualcomm, a começar já pelo SoC de nova geração, o Snapdragon 8 Gen4.
Assim, é esperado que este processador apresente uma clara vantagem no lado da memória, visto que nem a MediaTek nem a Apple têm ainda planos de integração da tecnologia na sua próxima geração de produtos.
Diferença de performance?
Ainda é cedo para dizer. O atual chip de memória RAM mobile mais rápido (LPDDR5T) chega aos 9.6 Gbps. A nova geração deverá ser mais rápida e também mais eficiente. Porém, ainda não temos números.
Isto é bom, mas também é mau!
É inegável que o mundo mobile vai começar a exigir quantidades maiores de memória RAM, com velocidades mais altas. Tudo graças à implementação cada vez mais rápida de algoritmos baseados em inteligência Artificial.
Não deverá faltar muito tempo para que os atuais 8GB e 12GB façam parte do passado, para que todos os smartphones de gamas mais altas cheguem às prateleiras com um mínimo de 16GB de memória RAM.
Porém, mais memória RAM, e memória mais rápida, significa também preços mais altos. Especialmente agora que a Qualcomm vai dar o salto para o processo de 3nm da TSMC, e os preços dos chips de memória estão novamente em crescendo.
Não nos podemos esquecer que o atual SoC Snapdragon 8 Gen3 já custa cerca de 200 dólares por unidade. Sendo assim expectável que o novo SoC toque, ou até ultrapasse, os 250 dólares. Quem vai pagar estes 50 dólares a mais? Vai ser você… Claro!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!