Já ouviu falar de SSDs (Solid State Drive)? Pois bem está na altura de falarmos dos SSKs (Solid State Keyboard), que basicamente são teclados feitos apenas e só de vidro. Ou seja, num futuro muito próximo, pode começar a ter de escrever em algo muito parecido ao iPad.
Em 2021, a Apple quer que o MacBook se transforme num iPad
Portanto, este teclado de vidro tem a grande vantagem de poder ser configurado para a aplicação em utilização em dado momento. Por exemplo, pode mudar para um teclado numérico se estiver a introduzir números numa folha de cálculo. Ou pode mudar para um tabuleiro de desenho se por ventura fizer trabalho artístico ou de design.
No entanto, é inegável que escrever num ecrã não é de todo a melhor experiência do mundo… Como qualquer utilizador de smartphones ou tablets lhe poderá confidenciar. Aliás, andar a bater ou a arrastar dedos num vidro, pode tornar-se muito desconfortável depois de umas quantas horas de uso. Além disso, é muito difícil passar o feeling de feedback para o utilizador, que apenas os bons e velhos teclados são capazes de oferecer.
Contudo, a Apple parece ter solução para isto, ao implementar uma solução híbrida!
Ou seja, o teclado irá ser flexível, e irá deformar ligeiramente na pressão de cada tecla. Além disso, para passar o tão desejado feedback tátil, irá existir uma descarga electroestática em cada pressão.
Entretanto, tudo isto tem uma grande vantagem! Afinal de contas, se há algo que tem arreliado os donos de um portátil MacBook, é mesmo os defeitos dos switches mecânicos, que com a entrada de pó ou outro tipo de sujidade, acabam por encravar ou ficar agarrados em alturas menos indicadas.
Como é óbvio, a existência de uma patente não significa que este produto chegue mesmo ao mercado. Contudo, é inegável que várias fabricantes já começaram a brincar com este tipo de design, por isso, não seria de admirar que mais tarde ou mais cedo algo como isto chegue às prateleiras.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!