Elon Musk quer que o X (Twitter) seja uma Super-App. Porquê?

Não é novidade para ninguém que a compra do Twitter por parte de Elon Musk não foi apenas para meter as mãos numa rede social popular. A ideia era, e continua a ser, bastante mais complexa que isso.

Elon Musk quer criar um clone do WeChat para o Ocidente. Porquê? Porque o WeChat é uma Super App que basicamente faz tudo, é um poço sem fundo de lucratividade, e é exatamente isso que Elon Must quer para o Twitter (agora X).

Elon Musk quer que o X (Twitter) seja uma Super-App. O que é isto?

Portanto, antes de mais nada é uma boa ideia explicar o que é uma “super-app”, visto que por estes lados ainda não é normal ter uma app para basicamente fazer tudo, ou quase tudo, no nosso dia-a-dia.

Pois bem, uma Super App é uma aplicação mobile, WebApp, capaz de combinar múltiplos serviços numa únca plataforma. É quase como se fosse um ecossistema cheio de mini-apps.

Por exemplo, pode ter uma rede social, e-commerce, mensagens, capacidades de pagamento, transporte, encomendas de comida, roupa, ou outras coisas, etc… A ideia é oferecer tudo num único sítio, tudo centralizado, e tudo à volta da funcionalidade primária da app, que no caso do ‘X’ seria a componente social.

Isto é assim tão importante?

Sim, sem dúvida que sim. O WeChat é utilizado por mais de mil milhões de pessoas, e ao que tudo indica, até 2027, mais de metade da população vai estar inscrita numa super app.

Porém, apesar de todas as capacidades e potencialidades, a realidade é que no Ocidente isto ainda não existe, pelo menos não à escala do WeChat. Sendo exatamente por isso que Elon Musk quer pegar no Twitter como base, para criar a sua própria Super App. É exatamente por isso que o nome mudou para X. Afinal, enquanto o nome Twitter vai ficar para sempre ligado à mítica rede social, X possibilita abrir o leque para começar a fazer mais coisas.

Quer alguns exemplos de Super Apps?

  • WeChat – Esta app permite trocar mensagens como o WhatsApp, conta com uma rede social integrada, e até capacidade de fazer reuniões por vídeo. Além disto, possibilita ter acesso a uma carteira digital, e até fazer compras na Internet.
  • Alipay – Uma plataforma mobile que oferece serviços de gestão financeira, aliás, até pode fazer empréstimos. Também possibilita a compra de bilhetes de cinema, comboio, avião, etc… E até encomenda de comida.

Qual é a razão para a falta de Super Apps no Ocidente? Especialmente na Europa?

Privacidade. Pura e simplesmente toda a regulamentação à volta dos nossos dados privados.

Além disso, o mercado de apps também já está completamente saturado de alternativas, e já existem várias apps bem conhecidas que muito dificilmente vão ser deixadas de ser utilizadas. Isto significa que a primeira Super App vai necessitar de muito investimento, tanto na parte do desenvolvimento, como também na parte do marketing.

 

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também