Na quinta-feira, Elon Musk processou a OpenAI por violação de contrato, violação de dever fiduciário e práticas comerciais desleais. A OpenAI chegou em 2015 como uma organização sem fins lucrativos com o objetivo de beneficiar toda a humanidade. Entre os fundadores estavam Musk e o agora CEO Sam Altman. O processo alega que, embora a empresa afirme ainda aderir ao princÃpio fundador, “a OpenAI, Inc. transformou-se numa subsidiária de fato de código fechado da maior empresa de tecnologia do mundo: Microsoft”.
Elon Musk processou a OpenAI e a guerra está a aquecer!
A Microsoft fez parceria com a OpenAI em 2020 por 13 mil milhões de dólares. Desde então, a empresa continuou a desenvolver a Inteligência Geral Artificial (AGI), e o processo afirma que a empresa está usando a AGI para aumentar os lucros da Microsoft sob seu novo conselho.
O objetivo do processo é forçar a OpenAI a “aderir ao Acordo de Fundação e regressar à sua missão de desenvolver AGI para benefÃcio da humanidade”. Também fazer com que os co-fundadores Altman e Greg Brockman devolvam os lucros. A Microsoft não é citada como arguida.
O desenvolvimento do GPT-4 e a recontratação de Altman constam na ação judicial
A ação judicial alega que o lançamento do GPT-4 é uma prova da aparente mudança de objetivos da OpenAI. Anteriormente, a tecnologia da OpenAI era de código aberto, com o público ligado ao que estava a acontecer. Mas o GPT-4, lançado no ano passado, manteve-se em segredo durante o seu desenvolvimento. A ação judicial alega que o secretismo deve-se a considerações comerciais e não de segurança”.
Outro incidente destacado no processo foi a demissão de Altman e a subsequente recontratação da OpenAI pelas mãos do conselho. A CNN afirma que os especialistas da indústria viram a recontratação como a medida certa para comercializar a AGI. A ação judicial alega que o desastre com Altman demonstrou o controlo da Microsoft sobre a empresa e referiu que “o público ainda não sabe exatamente o que o ‘processo de revisão deliberativa’ do Conselho de Administração revelou” que resultou no despedimento de Altman.
O processo alega que “enquanto alguns, como o Sr. Musk, veem uma ameaça existencial na AGI, outros veem a AGI como uma fonte de lucro e poder”. Nem a OpenAI nem a Microsoft abordaram publicamente o processo até agora.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!