Cuidado! Estes eletrodomésticos na cozinha são os mais sujos!

É impensável estar-se a limpar a cozinha a toda a hora. No entanto, há coisas que tem mesmo de fazer. Pelo menos quando se tratam de eletrodomésticos em especial que juntam muitas bactérias. Eventualmente vai admirar-se com o que está no topo da lista mas é na realidade um dos aparelhos que acumula mais bactérias. Assim tenha atenção porque estes eletrodomésticos na cozinha são os mais sujos!

Cuidado! Estes eletrodomésticos na cozinha são os mais sujos!

Torradeira

A coisa que acumula mais bactérias é ainda por cima aquela que mais pessoas utilizam de manhã. Falo da torradeira. Seria de esperar que o calor eliminasse todas as impurezas, mas, infelizmente, o tabuleiro das migalhas pode muitas vezes estar cheio de migalhas velhas e pedaços queimados.

cozinha bactérias

Pode então limpar a torradeira desligando-a da tomada, retirando o tabuleiro e esvaziando-o no caixote do lixo. Depois limpe bem o tabuleiro. Entretanto mesmo que a parte inferior esteja bem deve limpar os resíduos pegajosos e agitar suavemente o utensílio de cozinha para remover quaisquer resíduos remanescentes.

Micro-ondas

Também pode querer repensar o aquecimento da sua chávena no micro-ondas, uma vez que os alimentos secos são muitas vezes o local perfeito para a proliferação de bactérias. No entanto há uma forma muito simples de garantir que ele fica limpo. Em vez de comprar produtos específicos, basta misturar uma colher de sopa de vinagre branco e 250 ml de água numa tigela – depois aquecer a mistura durante dois minutos ou até a água ferver.

potência microondas

Depois de arrefecer, pode limpar o micro-ondas e as manchas mais difíceis desaparecem facilmente – mesmo na parte superior.

Forno

Se notar que o seu forno começa a deitar fumo, é sinal de que precisa de uma boa limpeza. Quanto mais tempo se espera, mais difícil se torna remover a gordura e o óleo. Com que frequência devo limpá-lo? Uma a duas vezes por ano.

forno metade conta da luz

A maioria dos fornos tem uma opção de auto-limpeza, mas, se não tiver, utilize uma ferramenta com arestas para raspar qualquer sujidade visível. Entretanto pode fazer o seu próprio liquido de limpeza misturando partes iguais de bicarbonato de sódio e partes iguais de detergente da loiça, e combine-a com 20 gotas de óleos essenciais com sabor a laranja. Com uma esponja húmida, esfregue tudo dentro do forno e a porta de vidro.

Frigorífico

O problema mais comum com a limpeza dos frigoríficos é que as pessoas esquecem-se muitas vezes das manchas, derrames ou objetos perdidos até o frigorífico começar a cheirar mal.

frigorífico vai avariar, nova vida ao frigorífico, colocar no frigorífico, eletrodomésticos cozinha

Com que frequência devo limpá-lo? Isso depende da qualidade da sua manutenção. Se notar algo como bolor, faça imediatamente uma limpeza profunda; caso contrário, tenha sempre em atenção o que está no seu frigorífico.

Para o limpar retire tudo do frigorífico, incluindo as prateleiras e as gavetas, e esfregue tudo com um produto de limpeza multiusos.

Se houver manchas difíceis, utilize uma mistura de bicarbonato de sódio e água para as esfregar.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também