Alerta: este é o eletrodoméstico mais perigoso da sua cozinha!

A nossa cozinha está repleta de eletrodomésticos que servem para os mais variados fins, sendo que a maioria está relacionada com os alimentos. Temos frigorífico, microondas, forno, entre muitos outros. No entanto no meio das dezenas de eletrodoméstico que temos na cozinha há um perigoso e que pode representar um grande perigo. Assim há um eletrodoméstico mais perigoso na cozinha sobretudo pelo grande risco de incêndio que representa.

Quando pensamos em incêndios e se te tentarmos adivinhar os principais equipamentos responsáveis por eles, há vários que podemos tentar incluir na lista. No entanto, a verdade é que nessa lista há um que é mais perigoso do que os outros. De facto, estima-se que mais de 700 pessoas em todo o mundo morram todos os anos devido a ele.

Um eletrodoméstico perigoso

Falamos em concreto da torradeira. É um equipamento que pode constituir um sério risco de incêndio doméstico se não for corretamente tratada.

Os incêndios provocados pelas torradeira são frequentemente (mas não sempre) causados por uma má gestão do aparelho.

As torradeiras são perigosas porque produzem calor. O problema é que os elementos eléctricos podem continuar a gerar a quantidade necessária de calor mesmo depois de decorrido o tempo selecionado, o que pode provocar incêndios.

As torradeiras também são colocadas ao lado de outros aparelhos, o que também pode provocar um incêndio, especialmente porque se verificou que algumas torradeiras permanecem ligadas mesmo quando o elevador da torradeira está na posição de desligado. Estar perto de outros aparelhos faz com que o fogo tenha a capacidade de se expandir rapidamente pela sua cozinha.

Como evitar problemas

Para evitar que isto aconteça, há passos importantes que pode tomar para reduzir as hipóteses de esta se incendiar.

Mantenha-a limpa – Certifique-se de que limpa as migalhas e lava-a regularmente.

Desligue-a – É importante certificar-se de que a torradeira está desligada e desligada da tomada quando terminar de a utilizar.

Utilize a definição correta – Há uma razão para a sua torradeira ter definições diferentes. Aquecê-la durante o tempo certo não só será bom para a torrada em si e o sabor que terá, como também reduzirá a probabilidade de começar a arder.

Verifique se há danos – Se houver algum sinal de problema com a torradeira, como manchas pretas ou descoloridas nos fios, desligue-a e tire-a da tomada imediatamente.

Substitua-a – A vida útil média de uma torradeira é de 6 a 8 anos. É importante substituir o seu aparelho quando começar a ficar velho.

Com que frequência deve limpar a sua torradeira?

A melhor maneira de evitar um incêndio na torradeira é utilizar técnicas de manutenção adequadas. Limpar a sua torradeira todas as semanas ajuda a garantir que ela dure mais do que o tempo de vida esperado. Não quer correr o risco de ter um aparelho defeituoso que possa incendiar a sua casa.

Entretanto se a sua torradeira começar a deitar fumo, isso nem sempre significa que está prestes a começar um incêndio. As razões para o fumo podem ser o pó, o óleo, a gordura ou talvez seja uma torradeira nova e o revestimento de fábrica possa estar a deitar fumo.

Não se assuste se a sua torradeira estiver a deitar fumo. Na maioria dos casos, a melhor forma de eliminar todo o fumo de um aparelho é deixá-lo arder, quer se trate do revestimento de fábrica, de pó ou de gordura.

O que fazer quando uma torradeira pega fogo? 

Quando os métodos de prevenção não são suficientes, pode dar por si a enfrentar o início de um incêndio numa torradeira. Então, o que é que faz quando tem uma torradeira a arder?

Primeiro, desligue a torradeira imediatamente. Deve certificar-se de que corta a corrente antes de apagar as chamas, pois isso ajudará a evitar que estas se espalhem para outras superfícies ou se reacendam.

Em seguida, utilize um extintor ou um cobertor de fogo para cobrir o fogo e impedir que o oxigénio o ajude a crescer. Se tiver um extintor, segure o bocal perto da base das chamas e pulverize até as extinguir; se utilizar um cobertor, cubra com ele as chamas que restam. É sempre melhor abafar as chamas. Nunca as atire, pois isso só fará com que as chamas aumentem.

Desligue os aparelhos eléctricos próximos para evitar que sobreaqueçam ou provoquem outro incêndio enquanto apaga o original.

Quando o fogo estiver extinto, abra uma janela para ventilação e retire todos os objectos da área circundante para evitar pontos quentes que possam reacender-se noutras áreas da sua cozinha.

Porque é que as torradeiras se incendeiam?

Se as migalhas e as partículas de alimentos se acumularem na base da torradeira, onde se encontra o elemento de aquecimento, podem incendiar-se e pegar fogo. Se os alimentos forem deixados na torradeira durante um período demasiado longo ou a uma temperatura demasiado elevada, também podem provocar um incêndio. Devido à sua proximidade com materiais inflamáveis, estes representam uma ameaça óbvia de incêndio.

Já sabia que a torradeira é o eletrodoméstico mais perigoso da sua cozinha? Conte-nos tudo nos comentários.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também