A revolução elétrica no mundo automóvel tem muito que se lhe diga… Entre designs espalhafatosos, e integração de módulos de som para evitar atropelamentos nas estradas, ainda muito tem de ser feito para tornar a coisa um pouco mais normal.
Mas depois temos o exagero, em que as marcas decidem dar ouvidos a consumidores, que bem, estão completamente presos ao passado. Uma prova disso, são os planos de várias fabricantes, que pensam agora implementar um módulo capaz de fazer vibrar o volante, e na verdade, todo o habitáculo, para fazer passar a experiência de andar num dinossauro a gasolina. Faz sentido?
Carros elétricos vão começar a vibrar… Mas para quê?
Portanto, uma das grandes diferenças na passagem de um carro a combustão, para um elétrico, é a falta de vibração, e claro, de ruídos motorizados. Por isso, algumas fabricantes estão agora a registar patentes, e a desenvolver tecnologia de ponta, de forma a implementar estas “coisinhas” nos seus modelos mais recentes e mais desejados.
Porquê? Isto não é piorar o carro?
Bem… Sim… é… Mas o mercado tem de tentar sempre dar resposta aquilo que os consumidores querem nos seus veículos, e pelos vistos, alguns condutores afirmam que a condução é agora menos envolvente, menos viva, e por isso, menos imersiva. Alguns destes condutores até chegam a dizer que conduzir um carro elétrico é uma seca, uma vez que deixaram de sentir o automóvel.
É exatamente por isso que fabricantes como a Kia e a Hyundai, estão agora a trabalhar em formas de fazer com que os seus modelos elétricos consigam passar essa mesma experiência.
Como é que tudo irá funcionar?
Estas vibrações e sons, não se destinam apenas ao condutor, mas sim a todos os ocupantes do veículo. Vamos ter vibrações, e ruídos, a sair de todas as colunas do automóvel. Tudo isto com intensidades diferentes, dependentes da forma como o condutor está a pisar o acelerador em cada momento.
Parece incrível? Bem… Caso não saiba, já existem fabricantes a tentar meter o cheiro da gasolina, ou o cheiro do fumo expelido pelo tudo de escape, para dentro dos automóveis elétricos…
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!