Elétricos: depois do Road Rage chegou o Charge Rage!

Neste momento a utilização das estações de carregamento rege-se por um dos princípios básicos da sociedade. Ou seja, o respeito. No entanto, em breve vai ser preciso fazer-se muito mais. Isto pelo o que está a acontecer ao nível do carregamento dos veículos elétricos. Algo que está a tornar-se tão grave que o termo Charge Rage já está a ser muito utilizado lá fora e não só.

Elétricos: depois do Road Rage chegou o Charge Rage!

Já várias empresas falaram sobre isto e inclusivamente lá fora a empresa LeaseElectricCar.co.uk veio também a público dizer que é urgente o surgimento de um código de conduta para pôr fim às situações com automobilistas que discutem nos pontos de carregamento. Dito isto, os condutores relatam vários incidentes com condutores revoltados, que argumentam sobre quem irá a utilizar o ponto de carregamento a seguir. Até há pessoas a desligarem de repente os outros veículos para que possam utilizar o carregador.

Algumas estações de carregamento são as culpadas?

Um dos fatores apontados para os problemas nos carregamentos são as próprias estações. Isto pelo facto de termos bastantes carregadores lentos. Assim as pessoas depois de verem lá alguns automóveis tanto tempo parados simplesmente desligam-nos.

Para além destes desligamentos muitas vezes não é fácil perceber-se quem está a seguir e isto dá também origem a sérios problemas que começam muitas vezes por agressões verbais e rapidamente passam a agressões físicas.

As regras que evitam problemas graves

Para evitar muitos problemas que terão a aumentar com a passagem de cada vez mais pessoas para veículos elétricos há regras que têm de ser mesmo seguidas. A primeira é logo uma das maiores regras de ouro.

Atenção onde estaciona

A menos que o seu carro possa usar um ponto de carregamento, então esta baía não é para si. Estacionar um carro a combustão num lugar de carregamento é conhecido como “ICE’ing”. Não vai ganhar amigos, nem admiração. Eventualmente uma ida às urgências se a coisa correr mesmo mal.

charge rage

Não utilize um carregador rápido se o seu veículo carregar lentamente

Se o seu veículo não suporta o carregamento rápido não o ligue a um carregador com estas características. Tudo porque simplesmente vai levar muito tempo a carregar e na altura em que apenas um veículo é servido, podiam carregar dois ou três.

Quando tiver carregado está na altura de ir embora

O carregador rápido não é para estacionar. Assim é para carregar e seguir em frente. Por vezes as pessoas deixam o carro a carregar, vão a qualquer lado e só voltam um pouco mais tarde. Fica o lugar ocupado para nada. Depois podem chegar ao carro e terem um prenda desagradável.

tesla model 3, elétrico

Algumas sugestões para quem tem veículos elétricos

Entretanto por muito que tenha razão não parta para a violência. Se explicar à outra pessoa calmamente porque não deve fazer uma determinada coisa rapidamente vai esquecer o aborrecimento. No entanto uma condenação por violência leva mais tempo a esquecer.

Tente combinar os carregamentos rápidos com atividades de duração semelhantes. Visitar um café local, uma caminhada cronometrada ou outra coisa parecida.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também