Elétricos: Baterias para todos! Mas há tanto para resolver

Quer queira quer não, existam materiais ou não, o mundo automóvel começou a transição para a eletrificação tendo como base a afamada bateria de iões de lítio. Aliás, nesta altura do campeonato, os motores a combustão já têm os dias contados! Sendo exatamente por isso, que se quiser trocar de automóvel nos próximos anos, só vai ver baterias à frente.

Entretanto, questões como a escassez de matérias primas, ou complexidade das redes de carregamento públicas, ou até a falta de alternativas de carregamento para quem não tem uma garagem, são tudo coisas que ficaram para segundo plano… Algo infeliz, porque os consumidores não sabem muito bem o que fazer num futuro muito próximo.

A tecnologia não está pronta para este salto! Mas o salto está a ser feito.

Dito isto, sabe qual seria a solução perfeita para um mundo eletrificado tendo como base a atual tecnologia de baterias?

Em vez de andar à procura do posto de carregamento mais rentável, e andar a carregar a bateria horas a fio, não seria mais interessante trocar a bateria num qualquer posto de serviço e continuar a viagem? Esta é a solução no mundo das motas! Porém, no lado dos automóveis elétricos, a complexidade, e falta de vontade das fabricantes, nunca vai permitir tal coisa.

Carros Elétricos: Baterias são aposta, mas há tanto para resolver

Portanto, no mundo eletrificado, quais são as maiores dúvidas e receios de qualquer condutor? A fraca autonomia, o tempo de carregamento, e talvez mais importante que tudo isto, o tempo de vida que uma bateria tem no mundo automóvel.

Como é que poderíamos resolver tudo isto? Bem, com o mesmo exato sistema que já existe para as scooters elétricas.

Afinal de contas, em vez de as carregar, em vários países, existe uma espécie de estação de serviço onde pode trocar a sua bateria vazia, por uma outra cheia. Tal e qual como faz com a sua botija de gás natural em sua casa.

Porém, no mundo automóvel, as baterias continuam extremamente grandes e pesadas (em alguns automóveis temos baterias a pesar mais de 1 tonelada!), e talvez pior que isso, cada fabricante tem o seu próprio tipo de bateria, não gostando muito da ideia da modularidade e padronização de tecnologias. O que dificulta um pouco a evolução neste tipo de mercado, porque nem todas as fabricantes estão a remar para o mesmo lado.

Aliás, é exatamente por isto que o mundo da reciclagem de baterias ainda não evoluiu a sério… Porque cada fabricante tem a sua própria ‘receita’.

Em suma, acredito muito honestamente que o mundo das baterias tem de evoluir, e bem, para que o BEV seja mesmo a solução. Para que este futuro com tanto investimento em cima, tenha mesmo sucesso. Entretanto, partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

 

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Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

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