Eis o primeiro carro elétrico que não precisa de carregamentos

Um carro elétrico sem necessidade de carregadores? Calma! Obviamente que dizer “sem carregamentos” é um perfeito exagero. O Lightyear 0 Solar precisa, claro está, de levar carga na bateria. No entanto, o seu carregamento não é feito de forma tradicional, pelo menos não na grande maioria das vezes.

Afinal, estamos a falar de um veículo elétrico, capaz de aproveitar ao máximo o potencial da tecnologia que dá vida aos painéis solares (painéis fotovoltaicos). Quer saber mais?

Eis o primeiro carro elétrico que não precisa de carregamentos

Portanto, a por enquanto ainda desconhecida fabricante Lightyear, já anunciou o seu primeiro carro 100% elétrico, o 0 Solar. Um veículo, que como o nome indica, oferece uma dimensão de mais ou menos 5 metros quadrados, completamente equipada com painéis solares. Sendo por isso mesmo capaz de gerar energia suficiente para percorrer cerca de 11 mil quilómetros, sem qualquer carregamento elétrico mais tradicional. 

Sim, leu bem, é possível passar meses sem ligar este EV a uma rede de carregamento. Algo que se deve aos painéis solares, mas também ao coeficiente aerodinâmico do automóvel, de apenas 0.19 cx.

Claro está, como nem sempre existe sol, e é ainda impossível depender apenas e só desse tipo de energia, pode carregar a bateria de 60kWh de forma mais tradicional. Mas até aqui temos vantagens! Visto que mesmo desta forma, o Solar é capaz de alcançar uns muito interessantes 560 quilómetros de autonomia, em autoestrada, a uma velocidade média de 110Km/h. (Isto, sem ajuda dos painéis.)

Na prática, o Lightyear 0, em teste WLTP, foi capaz de bater o Tesla Model 3 Longe Range, ao conseguir tocar nos 625 quilómetros de autonomia puramente elétrica. Algo incrível, porque o Tesla tem uma bateria de 82kWh, enquanto o 0 Solar fica pelos 60kWh.

Segundo a fabricante, é impossível esperar que a rede de carregamento seja capaz de aguentar todos os carros elétricos que têm chegado ao mercado. Especialmente, porque estamos apenas a assistir ao início da transição energética do mundo automóvel.

É preciso olhar para outras soluções, mesmo que sejam intermediárias. Dito tudo isto, o Lightyear 0 Solar oferece mais autonomia, com menos bateria, o que por sua vez significa um automóvel bastante mais amigo do ambiente. Interessante? Nós achamos que sim!

 

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também