Por vezes alguns hábitos podem levar a determinados problemas de saúde e nem sequer pensamos nisso. Isto porque é algo que fazemos no dia a dia e que por ser tão comum não pensamos nas implicações. É exatamente o que se passa com o efeito do café no estômago vazio de acordo com o alerta lançado por um médico espanhol.
Um médico advertiu as pessoas contra o consumo de café com o estômago vazio, não só porque pode causar problemas de estômago, mas também porque pode “aumentar o risco de doenças crónicas”. De facto há muitas pessoas que tomam uma chávena de café sem terem tomado o pequeno-almoço primeiro.
Conforme referido na marca.com, o Dr. Alexandre Olmos, está agora a alertar os consumidores de café para os possíveis efeitos negativos desta prática. Embora possa parecer inofensiva, esta prática pode ter repercussões significativas na nossa saúde.
Porque é que deve evitar o café com o estômago vazio?
O Dr. Olmos afirma que beber café com o estômago vazio pode ativar genes relacionados com inflamações e problemas digestivos. O especialista explica que a bebida é naturalmente ácida. Assim se a consumir sem alimentos, pode alterar o pH do seu estômago. Quando isto acontece, pode levar a um aumento da produção de ácido gástrico e irá sentir azia e desconforto digestivo. Com o tempo, se o fizer frequentemente, pode causar inflamação do trato gastrointestinal, o que tem impacto no nosso microbioma intestinal – algo fundamental para a nossa saúde geral.
Não só pode causar problemas digestivos, como gastrite ou síndrome do intestino irritável (SII), como pode aumentar o risco de doenças crónicas. Isto está ligado a várias condições de saúde, incluindo doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e doenças auto-imunes.
Entretanto nuitos tiram partido do café para facilitar o jejum intermitente, mas beber café com o estômago vazio pode fazer com que o seu corpo reaja de formas de que não estava à espera.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!