Este é o efeito inesperado do Brufen no seu cérebro!

Apesar dos efeitos colaterais do Brufen a verdade é que continua a ser a grande aposta para muitos consumidores que procuram alívio rápido da dor ou da febre. Na verdade é um dos principais comprimidos analgésicos do mercado. Entretanto agora talvez haja mais uma razão para recorrer a ele. Sobretudo devido ao que um estudo descobriu sobre os efeitos do Brufen no cérebro.

De acordo com uma pesquisa feita por neurocientistas de Vancouver, no Canadá, este popular analgésico pode ser capaz de reduzir o seu risco de desenvolver Alzheimer. O Dr. Patrick McGeer e a sua mulher, a Dra. Edith McGeer, fizeram uma investigação anterior sobre esta doença neurodegenerativa. Assim pensam que é possível detetar o péptido relacionado com a doença de Alzheimer, o Abeta 42, na saliva das pessoas.

O Abeta 42 deposita-se no cérebro das pessoas, levando a uma eventual interrupção da comunicação entre as células cerebrais e a uma neuroinflamação que resulta em sintomas de Alzheimer, como perda de memória e alterações comportamentais, de acordo com a sua investigação. Os neurocientistas são da opinião que o uso regular de ibuprofeno pode prevenir o aparecimento da doença de Alzheimer. Isto em pessoas que têm níveis elevados de Abeta 42 na sua saliva. Curiosamente, este não é o único estudo que alude ao efeito inesperado que o Brufen tem na saúde do seu cérebro.

cérebro envelhecimento

Mais investigação sobre o impacto do ibuprofeno na saúde do cérebro

Segundo uma investigação de 2008 publicada na revista médica da Academia Americana de Neurologia, as propriedades redutoras da inflamação do ibuprofeno foram associadas à redução do risco da doença de Alzheimer.

Verificou-se que os participantes que consumiram especificamente o AINE ibuprofeno durante mais de meia década tinham 40% menos probabilidades de desenvolver este tipo mais comum de demência. Verificou-se também uma correlação inversa entre o risco de desenvolver demência e a duração do consumo de ibuprofeno.

Apesar destas descobertas, há profissionais médicos que estão preocupados com a recomendação definitiva de tomar ibuprofeno diariamente para evitar o risco de doença cerebral. A apreensão tem a ver com o facto de os estudos realizados até agora serem estudos populacionais e não ensaios clínicos

Efeitos secundários

Estes estudos não são de modo algum razões para tomar Brufen todos os dias e só porque sim. De facto quem toma ibuprofeno diariamente, corre o risco de ter várias consequências adversas. São exemplo disso, problemas digestivos, úlceras, lesões renais, lesões hepáticas, nódoas negras e hemorragias e erupções cutâneas.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também