É verdade que há várias aplicações de mensagens. No entanto, a aplicação Mensagens da Google é e continua a ser uma das melhores aplicações de mensagens de texto para Android. Muitos utilizam-na para as SMS e RCS, e faz o seu trabalho sem muita confusão. Entretanto, em fevereiro, a Google foi vista a trabalhar numa funcionalidade de edição de mensagens para o Google Messages, que agora parece estar a chegar aos utilizadores beta.
A edição de mensagens está a chegar ao Google Messages
O utilizador do X, Jhowkira2000, mencionou nesta rede social (via AssembleDebug) que a funcionalidade de edição de mensagens do Google Messages está agora disponível em alguns dos seus dispositivos na versão beta.
De acordo com a empresa, o limite de tempo de edição é de 15 minutos e qualquer pessoa pode ver a mensagem original não editada nos detalhes da mensagem. A conversa apresentará a mensagem editada, dando-lhe uma visão mais limpa.
Anteriormente, o AssembleDebug havia ativado esta função com alguns ajustes. Agora, os utilizadores da versão beta têm a funcionalidade sem qualquer alteração, pelo que o próximo passo lógico é implementar a funcionalidade na versão estável.
Recapitulando, o Google Messages poderá em breve permitir que edite qualquer mensagem enviada nos últimos minutos (15 minutos na versão beta mais recente). Quando a função chegar pode aceder pressionando longamente a mensagem que deseja editar e, em seguida, toque no ícone de lápis na barra de ferramentas superior.
Mas as novidades não ficam por aqui
Remetentes desconhecidos que não são empresas podem ser bastante incómodos, especialmente se tende a ser bombardeado por spam de SMS. No entanto, a maioria das aplicações de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, permite que o destinatário veja os perfis dos remetentes. Tudo para verificar a sua identidade e a legitimidade das mensagens que enviam. Os perfis do WhatsApp mostram normalmente o nome da conta, o número de telefone e o estado da pessoa (dependendo das definições de privacidade). No entanto a app de Mensagens não dá mais do que um número de telefone. Isto a não ser que abra a aplicação e, mesmo assim, é muitas vezes constrangido a pedir a identificação do remetente.
Ao bisbilhotar a última versão beta da aplicação de mensagens, o colaborador do Android Authority, AssembleDebug, detectou nomes de utilizador. Assim aparecem juntamente com os seus números de contacto nas notificações de mensagens recebidas de remetentes desconhecidos. Desde que o número de telefone do remetente não esteja nos seus contactos e que tenha ativado a funcionalidade de descoberta de perfil, deverá ver o seu nome nas notificações.
Este controlo é essencial para proteger a privacidade dos utilizadores. Entretanto já está implementado para quando a funcionalidade for lançada. No entanto, o especialista em aplicações observa que os utilizadores não podem ativar esta funcionalidade de identificação de remetente mexendo no APK beta porque a definição de descoberta de conta está oculta por defeito.
Enquanto algumas pessoas já podem ver nomes de remetentes desconhecidos na aplicação, é certo que isto vai chegar às notificações em breve. Tudo porque a documentação de suporte do Google já apresenta um separador para modificar as configurações de descoberta de perfil no Google Mensagens. Quando é que isso vai acontecer, ninguém sabe.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!