Microsoft Edge recebe uma novidade nos PDF e um modo PiP

Existem vantagens e desvantagens em utilizarmos leitores de PDF baseados em browsers como o Edge. Por um lado, é verdade que não temos de estar a instalar aplicações adicionais. Mas nem tudo é perfeito. Um dos problemas é que por vezes podemos ter necessidade de retomar a leitura dos documentos a partir do exato local onde parámos e nos browsers isto não é possível. Ou pelo menos não era. É que a Microsoft começou a disponibilizar esta capacidade de forma faseada para os utilizadores da versão Edge Canary e Dev.

Microsoft Edge recebe uma novidade nos PDF e um modo PiP

Esta nova função permite-nos continuar a leitura a partir do exato momento onde parámos. No entanto ela não está logo ativada por defeito. Assim requer uma intervenção manual para a começarmos a utilizar.

Assim para ativarmos esta funcionalidade temos de ir a definições, cookies e permissões de sites e documentos PDF. Aí é só ativarmos a função relacionada com os documentos PDF.

Edge PDF

A função de continuar a leitura de um PDF a partir de onde parámos era uma das funcionalidades mais pedidas. Para muitos era o que os impedia de passarem a utilizar sempre o leitor de PDF do browser.

Entretanto e apesar de já estar disponível quem está na versão “normal” do Edge ainda não vai receber esta função. Isto porque como referi, por enquanto, está apenas limitada a versão Dev e Canary. No entanto, em breve, irá chegar a todos.

Mas esta não é a única novidade a estar na mais recente versão. Assim, a Microsoft adicionou um novo botão Picture in Picture. Assim quem está no Edge 93 ou superior consegue ver um pequeno botão PiP quando se passa o rato por cima de um vídeo. Se dermos um clique nele passamos a ver o vídeo deste modo.

Ao contrário da função relacionada com os PDF, este botão vem ativado por defeito. Assim não precisa de a estar a ativar nas definições.

Imagems: Leopeva64-2

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também