Ecrãs Touch capazes de se limpar sozinhos. Está para breve!

Qual é o grande problema de qualquer ecrã touch? Seja este um ecrã de smartphone, tablet ou ecrã de um sistema de infotainment num automóvel? As dedadas! Pois bem, a GM já está a tentar acabar com elas nos seus automóveis.

Uma tecnologia, que bem implementada, pode fazer das suas em mais mercados. Consegue imaginar um mundo sem dedadas no seu smartphone?

Ecrãs Touch capazes de se limpar sozinhos. Vai ser uma realidade!

Portanto, de acordo com uma nova patente, a General Motors está a trabalhar numa tecnologia que vai ser capaz de limpar, de forma automática, qualquer ecrã sensível ao toque. Como? Bem, segundo a patente, a GM vai adicionar um novo tipo de acabamento foto catalisador, que quando ativo, é capaz de limpar este tipo de imperfeição, de forma automática, ou quando o utilizador quiser.

De forma mais resumida, os novos ecrãs sensíveis ao toque vão ser capazes de criar uma reação química para limpar o ecrã. Tudo graças à absorção de luz ultravioleta vinda do sol, ou através de um novo píxel violeta no próprio ecrã.

Por enquanto, a ideia é ativar a tecnologia de limpeza automática todas as noites, para que o condutor chegue ao ecrã, e tudo esteja limpo e pronto para umas quantas novas dedadas. Curiosamente, este tipo de tecnologia parece ser capaz de eliminar dedadas leves, provocadas pelo suor, mas também gordura de alimentos, etc…

Quanto é que isto chega ao mercado? É muito cedo para saber. Está tudo ainda numa fase muito inicial. Ainda assim, é incrível ver como as fabricantes automóveis se estão a preocupar com algo aparentemente tão trivial, mas que no fundo, nos irrita tanto. Ainda mais incrível seria ver isto a ser levado para o mundo dos smartphones… Vá Samsung, és a maior fornecedora de ecrãs do mundo mobile, começa a mexer-te!

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também