Ecrã LCD ou e-ink: há um que é muito melhor para a leitura!

Está à procura de um dispositivo portátil para ler livros? Quando se trata de leitura, existem duas tecnologias de ecrã principais: e-ink e LCDs. Os LCDs encontram-se normalmente em smartphones e tablets, enquanto os ecrãs e-ink são frequentemente utilizados em e-readers. Embora ambos os ecrãs sejam perfeitamente capazes de produzir texto e gráficos nítidos, o seu mecanismo de apresentação dessas imagens é muito diferente e terá impacto na forma como lê. Então, que ecrã deve comprar para ler? Deve comprar um e-reader com ecrã e-ink ou ficar com o seu tablet/smartphone com ecrã LCD?

Ecrã LCD ou e-ink: há um que é muito melhor para a leitura!

O LCD é um ecrã plano normalmente utilizado em ecrãs pequenos e grandes, como smartwatches, smartphones, tablets, monitores de computador e televisores.

Os painéis LCD são frequentemente preferidos pelas suas elevadas taxas de atualização, excelente reprodução de cores, boa eficiência energética e desempenho em ambientes com pouca luz.

tablet

Os ecrãs modernos de smartphones/tablets, como AMOLED e LTPO, melhoram as capacidades do LCD adicionando filtros extra e LEDs de matriz completa, o que resulta em taxas de atualização mais elevadas, melhor precisão de cor, ângulos de visualização amplos e escurecimento ao nível dos pixels.

Como funciona o LCD

LCD é um termo genérico para ecrãs que utilizam a tecnologia de ecrã de cristais líquidos. Na sua forma mais básica, um painel LCD é composto por uma luz de fundo, um polarizador vertical e horizontal, um filtro de cor e um ecrã de cristais líquidos.

Na parte de trás do painel encontra-se uma luz de fundo. A luz de fundo fornece a quantidade necessária de fotões/luz, que pode ser manipulada para produzir todas as formas e cores que vê no ecrã.

Para moldar a luz, é colocado um LCD em frente à luz de fundo. O LCD possui duas películas polarizadoras que envolvem um painel de cristais líquidos. Ao controlar eletricamente o painel de cristais líquidos, os fotões podem-se ajustar para se alinharem com o polarizador horizontal ou vertical, formando uma imagem.

O que é o e-ink?

O e-ink é um tipo de ecrã que imita o papel. Como tal, é frequentemente o ecrã preferido para leitores electrónicos como o Amazon Kindle, o Kobo e outros.

Ao contrário do LCD, o e-ink não tem uma luz de fundo. Em vez disso, utiliza o seu ecrã transparente para refletir a luz ambiente no ecrã, iluminando o texto e os gráficos à semelhança do comportamento do papel real. Isto reduz drasticamente o brilho, proporciona excelentes ângulos de visão e torna a leitura muito menos cansativa para os olhos.

Além disso, os painéis e-ink não necessitam de energia para manter o texto e as imagens apresentados. A única vez que consome energia é quando actualiza parcial ou totalmente o ecrã para alterar as imagens apresentadas. Isto faz com que os leitores electrónicos sejam muito eficientes em termos energéticos, durando muitas vezes 2 a 6 semanas (dependendo da utilização) com um único carregamento.

Como funciona 

Na sua forma mais simples, os ecrãs e-ink utilizam uma película fina de microcápsulas apoiada por um painel de eléctrodos. Cada microcápsula é tão leve como um cabelo humano e contém milhões de partículas de tinta eletricamente carregadas suspensas num líquido transparente.

Quando o elétrodo aplica uma carga positiva, todas as partículas de tinta com carga negativa na micro-cápsula são atraídas para o fundo e fazem com que as partículas de tinta com carga positiva venham à superfície. Em contrapartida, a aplicação de uma carga negativa na microcápsula faz com que as partículas de tinta com carga positiva se desloquem para o fundo e deixa a tinta com carga negativa vir à superfície.

kobo, eReader, Ecrã LCD ou e-ink

Muitos também têm a capacidade de apresentar pontos meio pretos e meio brancos, aplicando cargas positivas e negativas na mesma microcápsula. Isto faz com que o ePaper forneça detalhes mais precisos, o que é sempre uma vantagem quando se trata de leitura.

O que é melhor para a leitura?

Tanto os LCD como os e-ink são ecrãs de leitura perfeitamente capazes. No entanto, especificamente para fins de leitura, os segundos têm o melhor painel. Mas porquê?

Quando se trata de dispositivos de uso mais geral, como smartphones e tablets, os LCD são a melhor escolha. Proporcionam imagens bonitas, não cintilam quando se alteram os gráficos e são geralmente mais baratos de produzir. No entanto, para um dispositivo de leitura, a maioria das características do LCD não se traduz necessariamente numa melhor experiência de leitura.

Ecrã LCD ou e-ink

Em contrapartida, a maioria das características de um ecrã e-ink torna a leitura muito mais agradável. Assim os leitores não têm de se preocupar com o brilho, a tensão ocular e a duração da bateria. Além disso, os leitores electrónicos têm frequentemente maior resistência à água do que os LCD, o que os torna a melhor opção para ler perto da piscina, na praia e durante viagens de pesca.

Deve comprar um leitor eletrónico?

Entretanto um dos maiores argumentos de venda de um leitor eletrónico é o facto de reduzir a tensão ocular quando se lê durante períodos prolongados. O nível de tensão ocular que se obtém com os LCD normais provoca frequentemente irritação ocular, visão dupla, visão desfocada, hipersensibilidade à luz e, por vezes, até dores de cabeça.

Assim, se é o tipo de leitor que lê durante longos períodos (20 minutos ou mais), é altamente recomendável comprar um e-reader. No entanto, se é apenas um leitor ocasional, o seu tablet deve ser suficiente.

Está a pensar comprar algum dispositivo de leitura com ecrã LCD ou e-ink?

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também