Vale a pena utilizar um ecrã CRT para consolas antigas?

Já deve ter visto no Facebook ou noutras redes sociais que os jogadores retro estão a comprar televisores CRT para poderem aproveitar os jogos antigos da forma como foram concebidos para serem vistos. Mas será isto verdade para todos os jogos retro? Vale a pena utilizar um ecrã CRT para consolas antigas?

Utilizar um ecrã CRT para consolas antigas?

Regra geral, as consolas que ficam melhor num CRT são as que foram fabricadas quando os CRT eram a única opção. Os criadores do hardware e do software esperavam que jogasse num televisor de tubo e, por isso, orientaram tudo no jogo para esse fim.

Tudo o que veio antes da geração de consolas PlayStation 3 e Xbox 360 entra nesta categoria. Por isso, quer estejamos a falar de um jogo Atari do final dos anos 70 ou de uma PlayStation 2 do ano 2000, o CRT é o caminho a seguir.

Claro que, dentro do panteão dos televisores CRT, também existe um espetro de qualidade. Alguns televisores tinham uma má qualidade de imagem e outros eram óptimos. Da mesma forma, é importante utilizar a melhor norma de ligação de vídeo suportada por uma determinada consola. Por exemplo, se tiver de escolher entre composto e S-Video, este último oferece uma qualidade de imagem significativamente melhor.

E quanto à PS3, Xbox 360 e Wii?

As consolas que chegaram durante a transição entre os ecrãs CRT e os ecrãs planos são um caso interessante. A PlayStation 3 veio com um cabo AV composto, uma vez que era razoável esperar que muitas pessoas utilizassem estas consolas com um CRT. No entanto, foram concebidas a pensar em ecrãs HD, o que também se aplica aos jogos.

O rácio de aspeto 4:3 dos CRT típicos tinha um suporte de sucesso e insucesso nos jogos desta era. O texto também era muitas vezes demasiado pequeno ou desfocado para se ler num CRT. Não há nenhuma razão especial para usar uma PS3 ou uma Xbox 360 com um CRT. Isto a não ser que queira jogar jogos antigos retrocompatíveis das eras PlayStation e PlayStation 2, ou da Xbox original.

Talvez neste caso a Wii seja a exceção, uma vez que é uma consola de definição standard e não se ganha muito ou nada com um ecrã plano.

No entanto, a Wii suporta varrimento progressivo, o que não acontece com o seu CRT típico. Se encontrar um televisor CRT que suporte um sinal de 480p, será uma excelente combinação com a Wii, mas na verdade qualquer televisor CRT funcionará bem.

No final da era dos televisores CRT, havia alguns televisores que também estavam em conformidade com a norma HD. Estes televisores tinham um rácio de aspeto de 16:9 e utilizavam entradas HDMI ou de componente para apresentar imagens até 1080i. Se, de alguma forma, encontrar um destes raros televisores, é uma forma brilhante de jogar jogos da PS3 e da Xbox 360 que, muitas vezes, eram a 720p, e que tem um aspeto fantástico nestes ecrãs.

O único problema com estes ecrãs é que alguns tinham um atraso de entrada significativo, que se podia atenuar de algumas formas. Qualquer coisa abaixo de 480p ou 480i não ficava bem, o que os tornava uma má escolha para consolas como a SNES ou a Genesis.

Os scalers também podem funcionar bem

Muitos jogadores retro não querem comprar um monitor CRT antigo. No entanto, a menos que esteja satisfeito com a emulação, não pode simplesmente ligar o seu hardware original a um ecrã plano moderno e esperar que fique com bom aspeto.

É aqui que entram os scalers de jogos retro. Trata-se de um dispositivo que se situa entre a sua consola e um televisor moderno e que faz alguma magia no sinal para que a imagem fique com bom aspeto. Alguns deles até fazem um trabalho decente ao fingir o aspeto de um CRT. Os scalers variam muito em termos de preço e desempenho, e alguns são melhores para determinadas consolas do que outros. Se olhar para os modelos de topo de gama, especialmente os que suportam muitas consolas diferentes, poderá gastar centenas de euros.

Com algumas consolas, também tem a opção de adicionar um mod HDMI à sua consola original, se não quiser preservá-la na sua forma original. Existe também a opção de utilizar consolas retro FPGA, que também custam centenas de Euros.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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