Durante muitos anos, o lado Android do mundo mobile foi conhecido por ser mais personalizável, mais aberto, e mais apelativo para os entusiastas que gostam de controlar todos os detalhes dos seus aparelhos. Entretanto, o iPhone era tido como um smartphone simples, bonito, mas extremamente funcional, baseado numa filosofia mais fechada, o que também tornava o ecossistema mais fluÃdo e significativamente mais seguro.
Bem, enquanto o Android se fecha um pouco, a Apple é obrigada a abrir um pouco o seu ecossistema. Novamente, a culpa é da União Europeia.
Ecossistema super fechado da Apple vai abrir um bocadinho!
Portanto, devido a novas regras dentro da União Europeia, a Apple vai começar a possibilitar o velho “side loading” de apps. Ou seja, vai ser possÃvel instalar apps fora da App Store da gigante Norte-Americana Apple. Velho? Sim, isto já é possÃvel no ecossistema desde… Bem… Sempre. Mas apenas deverá tornar-se realidade no ecossistema iOS no primeiro trimestre de 2024.
Aliás, já existem alguns indÃcios da chegada desta possibilidade ao iPhone no iOS 17.2 que está agora em testes no lado da Apple. Porém, é muito provável que tudo isto só aconteça na União Europeia, com a Apple a manter o seu ecosssitema bem fechado nas restantes regiões do globo.
- Nota: Sempre foi muito importante para a Apple controlar tudo o que entra nos seus aparelhos, não só numa ótica de controlar a qualidade mas também para assegurar elevados nÃveis de segurança.
Aliás, vários fãs do mundo iOS vão dizer que o facto de o ecossistema ser fechado é um dos pontos fortes do Sistema Operativo que dá vida ao iPhone. Porque se garante um ambiente altamente otimizado, fluÃdo, e seguro. Mas… Será que isso vai mudar com o sideload? Só instala apps de fora quem quer! Além disso, vamos ser muito honestos… A grande maioria dos utilizadores não o vai fazer, tal e qual como também não o faz no Android.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!