EA Sports WRC – Primeiras Impressões (PC)

Tive a oportunidade de experimentar o novo WRC (World Rally Championship), desenvolvido pelos veteranos em jogos de corridas (e não só) da Codemasters. Caso não saiba, a nova versão de WRC vai ser lançada oficialmente em Novembro deste ano.

O que esperar?

EA Sports WRC – Primeiras Impressões (PC)

Portanto, esta antecipada sequela a Dirt Rally 2.0 (2019) oferece os modos de jogo que já poderíamos estar à espera como por exemplo:

  • Quickplay: onde podemos gerar um rali apenas para nos divertirmos no momento ou testar umas novas manobras.
  • Moments: onde, ao estilo dos jogos desportivos da EA, podemos recriar situações e corridas icónicas do mundo do rali.
  • Career: o modo que nos permite criar a nossa própria equipa, ganhar reputação junto às marcas de automóvel, contratar engenheiros para nos melhorarem/cuidarem do carro e onde batalhamos na neve, terra e gravilha para nos tornarmos o melhor piloto de rali do mundo.

Mas aquele que na minha opinião é o mais interessante é o Car Creation Club, onde podemos modificar e adaptar quase todas os componentes do nosso carro. Desde o motor, aos diferenciais, à embraiagem, ao cockpit, etc… É possível criar o carro perfeito para qualquer tipo de desafio ou estilo de condução.

Condução

Para este jogo, a Codemasters utilizou a DR 2.0 (Dirt Rally) Physics Engine, que juntamente com a Unreal Engine, proporcionou-me a melhor experiência de rali que tive até à data.

A diferença de controlo do carro na neve, terra ou na estrada é bastante notória e não só é preciso ter a noção do lay-out do percurso, como também é necessário ajustar a forma como conduzimos (velocidade, ângulo de abordagem às curvas, etc…)

Um ótima notícia para quem é novato em jogos de rali é a existência de um tutorial repartido em diversas “aulas”.

Aulas essas que abordam todas as mecânicas que diferenciam WRC de um Need for Speed por exemplo. Desde lições básicas sobre o controlo da velocidade (para desabituar o pessoal de pé pesado) e como seguir as instruções do co-piloto, a lições sobre drifting e a diferença entre os vários tipos de piso.

É de salientar que este WRC é mais leniente no que toca ao dano que o nosso carro pode sofrer antes de nos tornarmos incapazes de terminar uma corrida. Não chegando ao extremo de alguns outros jogos de rali onde facilmente danificamos uma parte fundamental do nosso carro ao mínimo erro.

Na minha opinião, apesar de ser menos realista desta forma, acho que é um bom equilíbrio para quem procura uma experiência desafiante mas não por vezes frustrante.

Mapas

Algo que WRC conseguiu capturar extremamente bem é a sensação de que cada mapa é um sitio do dia-a-dia que foi escolhido como percurso para um campeonato real.

Entre as zonas onde somos só nós, o nosso carro, a natureza e as zonas residenciais com plateias cheias de fãs de rali, posso dizer que é raro sentir o mundo tão vivo num jogo de corridas.

Estamos a falar num total de mais ou menos 600km de estrada. Por sua vez dividido em ralis de 30km divididos em secções/etapas mais pequenas. Em suma, a realidade é que existem muitos km para aprender e muitas curvas a conquistar.

Opções/definições

Neste departamento posso dizer que WRC é bastante completo. Isto porque é possível ajustar todo o tipo de definições gráficas para adaptar o jogo ao hardware disponível.

Maximizar a performance que num jogo de corrida competitivo é bastante importante! Podemos até alterar a qualidade das árvores, da plateia e de outros elementos do ambiente se for necessário).

Este nível de atenção é sempre de louvar em jogos para o PC.

Conclusão

Posso dizer concluir então dizendo que se os developers conseguirem estabilizar a performance e otimizar um pouco mais o jogo. (Existem alguns breaks durante o gameplay, mas é de esperar numa versão de teste). Estamos perante aquela que pode ser a melhor experiência de rali no mundo do gaming neste momento.

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Gonçalo Henriques
Gonçalo Henriques
Lembro-me de ser miúdo e passar os meus dias a jogar NES/PS1, acho que até aí já sabia que iria ser gamer para o resto da vida. Agora quero partilhar este meu interesse com todos os que estejam interessados em ouvir um geek a falar da sua paixão.

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