Quando o FIFA “acabou” muitos deitaram as mãos à cabeça e ficaram realmente preocupados com o futuro deste jogo. Na maioria das vezes o nome ajuda muito e ninguém esquece o que aconteceu a Pro Evolution Soccer, embora as razões fossem outras. Seja como for, o grande grupo de fãs nunca iria deixar o FIFA morrer e como tal a passagem para o nome EA Sports FC 24 até foi relativamente tranquila. Agora que chegou a nova versão será que o jogo realmente se destaca do que nos foi oferecido no ano passado?
EA Sports FC 24: o CR7 dos simuladores de futebol está de volta!
O EA Sports FC 24 chegou finalmente para os compradores da Ultimate Edition e está repleto de novas funcionalidades e elementos de jogabilidade. Embora se mantenha fiel aos moldes do FIFA, o EA FC 24 conseguiu renovar a interface e a sensação geral do jogo. Como resultado, o jogo parece feito para a próxima geração.
Jogabilidade
Vamos começar pela jogabilidade. Ao utilizar a nova tecnologia Hypermotion V, que recolhe dados volumétricos, é possÃvel introduzir estilos de jogo que imitam os movimentos de jogadores individuais do mundo real. Assim reuniram imensas imagens de equipas completas a jogar jogos em competições de topo, recolhendo informações sobre futebol de nÃvel profissional.
No que diz respeito ao ataque o ritmo é mais importante do que nunca, sentindo verdadeiramente o seu impacto no campo. É claro que não é uma velocidade excessiva, mas é possÃvel notar a diferença entre Mbappe ou Haaland. A marcação de golos é excelente, com novas animações que garantem a execução desses remates ilustres. Muitas das nossas caracterÃsticas favoritas regressam, incluindo o Power Header e o Finesse Shot.
Em termos de passes, é muito suave, o que permite jogar com tiki taka e tantas pessoas gostam de jogar assim. É claro que, à medida que jogarmos mais e mais, descobriremos mais coisas que gostamos ou odiamos. Uma coisa que se nota é que o ataque se foca mais na construção do que na finalização.
Entretanto o Accelerate 2.0 regressa, mas desta vez foi melhorado, dando novos estilos de corrida a diferentes jogadores.
Mas se o ataque foi melhorado, a defesa também. Na realidade os desarmes e as intercepções foram elevados a um nÃvel totalmente novo. Agora, a defesa parece estar sob o nosso controlo. Para além disso a IA melhorou o posicionamento dos defesas fora da bola. Claro que ainda não é perfeito, mas é definitivamente um passo na direção certa.
A Proteção Cinética é uma nova forma de defender, acrescentando mais profundidade ao que se pode fazer enquanto defesa. Quanto mais forte for o jogador, mais ele pode proteger a bola com eficácia.
Para além disso, o Passe de Precisão, o Drible de Esforço e a Corrida Controlada são algumas das novas funcionalidades introduzidas, que renovam determinados elementos de jogo. O passe, o drible e a corrida são agora mais complexos.
Gráficos e desempenho
A EA Sports como habitualmente acontece teve muito cuidado com os pormenores gráficos deste jogo e sinceramente o Adeus ao FIFA trouxe coisas boas. Tudo parece mais limpo. Para além disso a navegação nos menus é extremamente rápida, corrigindo o problema dos menus lentos do FIFA 23.
Para além disso e como resultado de tudo o que foi feito ao nÃvel da jogabilidade, temos uma tonelada de novas animações por todo o lado.
Um dos melhores exemplos é o facto de haver mais detalhes em coisas como o balançar das bandeiras e a rede da baliza e a melhoria das multidões nos dias de jogo. A iluminação recebe claramente um grande impulso este ano, especialmente durante os destaques ou simplesmente vendo os futebolistas no campo sob os holofotes com as suas sombras a moverem-se.
A individualidade é uma grande melhoria. Os maiores jogadores de futebol do mundo têm geralmente um aspeto impecável e estão bem expressivos, muitas vezes fazendo celebrações exclusivas ou simplesmente driblando de uma forma que a maioria dos outros não faz.
As narrativas pré-jogo foram melhoradas e refletem a importância do jogo que se aproxima.
Há também melhorias ao nÃvel dos intervalos com novos cortes de câmara, incluindo a possibilidade de ver realmente os locutores a fazer o seu trabalho. Existe até uma câmara de árbitro enquanto são emitidos os cartões amarelos e vermelhos.
Talvez a melhor novidade seja a presença de novas sobreposições, incluindo estatÃsticas, gráficos de remates e percentagens de vitórias. Uma sobreposição no próprio campo, que mostra os últimos cinco remates tentados com pontos verdes e vermelhos durante uma pausa na ação, é simplesmente perfeita.
O FC 24 tem até um novo ângulo de visão que proporciona uma visão mais ampla da ação, mantendo tudo visÃvel de uma forma agradável. Alguns jogadores não se vão adaptar a ele, mas a opção de mudar está lá.
Modos
Alguns jogos de desporto não fazem muito pelos seus respetivos modos de carreira, apesar de serem muito apreciados pelos fãs. O FC 24 não é um desses jogos.
Um ano depois de dar aos jogadores mais controlo sobre as decisões, agora temos as experiências de carreira.
Durante uma carreira de treinador, os jogadores têm um controlo mais profundo sobre os treinos e outras áreas. Os nÃveis de imersão para os jogadores também melhoraram através de uma nova perspetiva enquanto se assiste a um jogo a partir do campo.
E a carreira de jogador inclui um novo agente que ajuda o jogador a definir o seu percurso profissional. A definição de metas equivale à criação de objetivos reais, dando aos jogadores uma maior autonomia. Uma nova câmara baseada no jogador é um pormenor interessante que também pode aumentar os nÃveis de imersão, para aqueles que não conseguem ver o campo todo em qualquer altura.
São melhorias discretas em dois modos de jogo distintos que ajudam muito a experiência, especialmente em conjunto com as melhorias de jogabilidade. A possibilidade de fazer escolhas e até de participar apenas em momentos-chave de um jogo ou de uma época também ajuda a criar um dos melhores modos de carreira nos jogos desportivos.
Um dos grandes destaques do FIFA Ultimate Team (FUT) deste ano é o futebol masculino e feminino no mesmo campo.
Para além disso tem ainda mais opções de cartas e composições de equipas.
Num esforço aparente para recompensar os jogadores por jogarem o jogo da forma que querem, o FC 24 chega acompanhado das Ultimate Team Evolutions. Esta evolução acrescenta um caminho de progressão para cada carta de futebolista num clube que melhora as capacidades, os estilos de jogo e as classificações.
O Crossplay chega também este ano aos Clubes e ao Volta Football, depois da importante chegada da progressão partilhada no ano passado. Isto deverá melhorar os tempos de pesquisa online para os modos mais ao estilo arcade.
Estes modos seguem o formato das épocas. As épocas duram seis semanas e incluem agora uma fase da Liga, em que os jogadores podem circular pelas divisões antes de uma fase de Playoff. O lugar onde o clube de um jogador termina influencia o número de prémios.
Para além dos modos de jogo rápido gerais esperados, o FC 24 aposta também na arena de treinos e aos tutoriais. Isto é sem dúvida uma grande ajuda para os novos jogadores.
Veredicto
O nome FIFA pode já ter acabado. No entanto, os fãs da série não vão sentir-se enganados pelo novo jogo. Embora tenha muito do feeling de FIFA 23, conseguiu melhorar vários aspetos práticos que torna o jogo mais fluÃdo e interessante. A inteligência artificial está melhor e o jogo em si vai beneficiar disto, embora torne as partidas mais difÃceis. Não podemos dizer que seja propriamente uma revolução, mas é certo que continua muita da evolução em que FIFA 23 apostou no ano passado, sobretudo tirando partido das consolas de nova geração. Uma coisa é certa, juntando tudo, EA FC 24 faz-nos sentir realmente num estádio de futebol e isso é tudo o que podemos pedir do jogo. Obrigatório comprar!
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!